Cidades|z_Areazero
|
21 de junho de 2018
|
14:39

Toxoplasmose: Prefeito de Santa Maria diz que ministro da Saúde foi “extremamente irresponsável”

Por
Sul 21
[email protected]
Toxoplasmose: Prefeito de Santa Maria diz que ministro da Saúde foi “extremamente irresponsável”
Toxoplasmose: Prefeito de Santa Maria diz que ministro da Saúde foi “extremamente irresponsável”
Gilberto Ochhi, ministro da Saúde (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Da Redação

As declarações do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, à rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (21), afirmando que o surto de toxoplasmose em Santa Maria teria sido causado pela contaminação da água, causaram um forte impacto no município e a reação do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) que se mostrou surpreso com a notícia e classificou a fala do ministro como “extremamente irresponsável”. “A colocação precipitada está gerando pânico na população. Se ele tinha essa informação, o mínimo que ele tinha que fazer era me ligar e dizer isso. Os técnicos do Ministério saíram de Santa Maria e nada falaram. Então os técnicos nos sonegaram informação”, disse o prefeito em entrevista coletiva, concedida após a entrevista do ministro. Pozzobom quer que o ministro dê uma explicação mais clara sobre o assunto e o convocou para ir até Santa Maria (ver abaixo vídeo da coletiva publicado pelo jornal Diário de Santa Maria).

Segundo o ministro disse à rádio Gaúcha,a equipe da Vigilância em Saúde do ministério que esteve no Rio Grande do Sul garantiu que se trata da contaminação da água. “Veio da água. Isso foi confirmado por técnicos do próprio ministério que estiveram no Rio Grande do Sul”, afirmou Gilberto Occhi. “A origem foi descoberta. Agora, estamos fazendo outro tipo de pesquisa para que possamos identificar como isso chegou na água que abastece Santa Maria. Estamos trabalhando para ver o que pode ter acontecido”, acrescentou.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), integrante da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, também exigiu que o ministro da Saúde explique as declarações feitas na entrevista à rádio Gaúcha:

Por meio de sua conta no Twitter, o deputado estadual Adão Villaverde cobrou das autoridades um entendimento sobre o diagnóstico para tranquilizar a população:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora