Cidades
|
7 de junho de 2018
|
20:03

Marchezan anuncia consultoria para a Carris e não descarta privatização

Por
Sul 21
[email protected]
Marchezan apresenta edital para consultoria de reestruturação da Carris | Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Da Redação

O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) apresentou, no início da manhã desta quinta-feira (7), o Edital de Concorrência Pública com vistas à contratação de consultoria que realizará diagnóstico e apresentará cenários de reestruturação da Companhia Carris Porto Alegrense. No anúncio, o prefeito não descartou a privatização da companhia. “Estamos chamando uma empresa para analisar a contabilidade e nos dizer o que pode ser melhor administrado, o que traz retorno e o que não traz, o seu valor e possíveis cenários para eliminar os prejuízos da companhia, e consequentemente, os aportes da Prefeitura”, disse.

Segundo a diretora-presidente da Carris, Helen Machado, estão sendo adotadas medidas para conter gastos e reduzir déficits que vêm sendo registrados desde 2011. “O balanço apresentou uma redução do prejuízo em R$ 31 milhões em 2017 em relação ao ano anterior. O número corresponde a um prejuízo 41,8% menor do que aquele apresentado em 2016 e reduziu a necessidade de aportes da prefeitura”, salientou.

Para o vereador Adeli Sell, que milita contra a privatização da Carris, a queda no prejuízo demonstra que a manutenção da companhia pública é viável. “Eu, sistematicamente, venho dizendo que a Carris tem solução. Ficou mais do que nunca comprovado que é um problema eminentemente de gestão. Havia uma falta de competência, falta total de eficiência administrativa e gerencial. Não havia planejamento estratégico de compra de peças, não havia planejamento de absolutamente nada”, diz o vereador. “A Carris já fez uma certa higienização nos cargos de confiança e pode fazer isso drasticamente. Ela tem corpo técnico-profissional e não se admite que uma empresa pública como a Carris seja um cabide de encosto de CCs”.

Todo o trabalho até a execução da estratégia para o futuro da Carris deverá levar 12 meses. Segundo a Prefeitura, os possíveis cenários que a consultoria pode indicar são: redução da empresa com eliminação de linhas que operem no vermelho; concessão; privatização; venda de patrimônio, abertura de capital, associação com parceiros estratégicos, capitalização por fundos de investimentos, entre outros.

A Carris é uma sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Município de Porto Alegre. Fundada em 1872, através de uma autorização do Imperador Dom Pedro II, é considerada a empresa de transporte coletivo mais antiga do país. Naquela ocasião, a companhia foi estruturada para atender a uma demanda de 44 mil habitantes. Atualmente, a Carris transporta, em dias úteis, mais de 240 mil passageiros, percorrendo 63 mil quilômetros por meio de 24 linhas de ônibus (17 transversais, quatro circulares e três radiais). A empresa conta com uma frota de 358 veículos e cerca de 2 mil funcionários, entre motoristas, cobradores, mecânicos e outros profissionais.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora