Cidades|z_Areazero
|
24 de fevereiro de 2018
|
19:00

Smed não renova contrato com empresa terceirizada e escolas pedem para que crianças já venham alimentadas de casa

Por
Sul 21
[email protected]
Smed não renova contrato com empresa terceirizada e escolas pedem para que crianças já venham alimentadas de casa
Smed não renova contrato com empresa terceirizada e escolas pedem para que crianças já venham alimentadas de casa

Da Redação 

A empresa Multiclean é responsável pela prestação de serviços nas áreas de limpeza e cozinha em 99 creches e escolas municipais. São, ao todo, 957 funcionários. Em 2017, o calendário letivo, afetados pelas greves ao longo do ano, provocou alterações nos períodos de trabalho que colidiram com a renovação do contrato com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O contrato de dois anos entre a empresa e o município acabou em dezembro do ano passado. Segundo a Atempa (Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre), a empresa não recebeu os repasses referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Após pressões dos trabalhadores, a Multiclean teria pago os funcionários com verba própria, enquanto aguardava uma posição da Smed sobre a renovação. Ainda assim, os que trabalharam em janeiro e fevereiro aguardam benefícios como vale-alimentação e vale-transporte.

Na sexta-feira (23), a Escola Municipal de Educação Infantil Mamãe Coruja pediu que as crianças fossem às aulas já alimentadas. Nesse dia, a equipe responsável pelas merendas escolares não compareceu. A direção, também, teria pedido que os pais que tivessem dificuldades de fornecer o café da manhã aos alunos informassem à escola para que pudessem providenciar algo. Sem equipes de nutrição e limpeza, a escola – que atende em um período de 12h diárias – encerrou o atendimento algumas horas antes. Outras equipes de terceirizados da Multiclean, como os responsáveis pela Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire afirmou que não continuarão trabalhando sem alguma garantia.

Segundo a Atempa, diversas reuniões foram realizadas nas últimas semanas para resolver a situação. Segundo a associação, a Smed, no entanto,  alega imprecisões burocráticas, como a falta de um carimbo ou a ausência do secretário de educação Adriano Naves de Brito.

Atualização: 

Conforme publicação no diário oficial nesta segunda-feira (27), a Smed renovou o contrato por mais um ano com a Multiclean. O contrato foi prorrogado de 16/12/2017 à 15/12/2018, com valor máximo de R$ 34.850.444,02, a ser pago em parcelas mensais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora