Cidades
|
1 de fevereiro de 2018
|
20:35

Estação Mercado tem protesto contra aumento da passagem de trem

Por
Sul 21
[email protected]
Estação Mercado tem protesto contra aumento da passagem de trem
Estação Mercado tem protesto contra aumento da passagem de trem
Protesto na estação Mercado contra o aumento da tarifa de trem | Foto: Sindicato dos Metroviários

Da Redação

Um ato organizado pelo Sindicato dos Metroviários reuniu dezenas de pessoas na estação Mercado do Trensurb, na capital gaúcha, no fim da tarde desta quinta-feira (1°). Os manifestantes protestam contra o aumento da tarifa que, a partir de sábado (3), passará dos atuais R$ 1,70 par R$ 3,30.

A tarifa do Trensurb não aumentava desde 2008 e agora sofrerá um reajuste de 94% de uma única vez. Em julho do ano passado, a porcentagem especulada para o aumento correspondia a 47%. Em nota, a empresa justifica que o valor é necessário para seguir oferecendo o serviço, tendo chegado ao “seu limite”. O aumento foi aprovado pelos Ministérios das Cidades e do Planejamento.

O Ministério Público Federal de Novo Hamburgo garantiu que irá instaurar inquérito para analisar o aumento.

O deputado federal Marco Maia (PT-RS), que tem base eleitoral em Canoas, na Região Metropolitana, anunciou nesta quinta que apresentará um projeto de lei na Câmara dos Deputados proibindo reajuste de tarifas do transporte coletivo acima da inflação. Ele classificou o aumento do Tresurb como “abusivo”.

Na próxima segunda-feira (5), às 17h30, acontece uma nova mobilização, também na estação Mercado, contra o aumento da passagem de trem.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora