Cidades
|
13 de dezembro de 2017
|
21:09

Justiça suspende tramitação de Projeto de Lei que propõe reajuste do IPTU em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Justiça suspende tramitação de Projeto de Lei que propõe reajuste do IPTU em Porto Alegre
Justiça suspende tramitação de Projeto de Lei que propõe reajuste do IPTU em Porto Alegre

Da Redação

Em decisão desta quarta-feira (13), a Justiça gaúcha determinou a suspensão da tramitação, até o término do ano parlamentar da Câmara de Vereadores, do Projeto de Lei (PL) que propõe revisão na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Porto Alegre. A medida, tomada pela juíza-substituta da 7ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central Gioconda Fianco Pitt, atende a pedido do Vereador Felipe Camozzato (Novo).

Leia também:
Câmara rejeita projeto de Marchezan de alteração na cobrança de IPTU

No mandado de segurança, a juíza sustenta que a majoração da planta de valores do IPTU já havia sido apreciada em setembro, o que veda a representação de nova proposta pelo Município durante a atual sessão legislativa. Ela considerou que os PLs referem-se ao mesmo assunto, com distinções “mínimas”, mas mesma essência. “Face ao que dispõe o Princípio da Anterioridade Tributária, inviável que seja representado o mesmo Projeto de Lei que anteriormente rejeitado pela Câmara de Vereadores”.

A magistrada também levou em conta liminar deferida na terça-feira (12), pelo Tribunal de Justiça, suspendendo a eficácia de artigos da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que permitiriam a apresentação, pelo Município, de PL com proposta idêntica a outra já apreciada pelo legislativo, desde que sob certas condições.

“Diante da decisão proferida, e havendo possibilidade de ser reconhecida a inconstitucionalidade suscitada e, consequentemente, por não estar em plena vigência em nosso ordenamento jurídico, inviável a apresentação do novo Projeto de Lei na mesma sessão legislativa por parte do Prefeito Municipal”, destacou a magistrada.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora