Cidades|z_Areazero
|
25 de março de 2017
|
11:37

‘Está virando uma guerra e só quem tomba é ciclista e pedestre’

Por
Sul 21
[email protected]
Ciclistas circularam com cartazes lembram números de acidentes fatais registrados na capital gaúcha e com dizeres: ‘nossas vidas importam’ | Foto: Fernanda Canofre/Sul21

Fernanda Canofre

Uma ciclista morta atropelada, um skatista morto também por atropelamento e pelo menos dois registros de agressões de motoristas de transporte público contra ciclistas. Todos os casos ocorridos no intervalo de uma semana em Porto Alegre. A violência contra quem opta por um transporte alternativo na capital gaúcha parece ter tido outro momento de escalada esta semana. Os episódios levaram cicloativistas, ciclistas e apoiadores da bicicleta a convocar um protesto na noite de sexta-feira (24), saindo da Cidade Baixa, num trajeto que percorreu os locais dos acidentes.

Fora dos dias tradicionais da Massa Crítica – que ocorre toda última sexta-feira do mês – o movimento desta sexta reuniu pessoas “indignadas”, que usam bicicleta diariamente como meio de transporte ou não. “Está virando uma guerra. Nessa guerra toda só quem tomba é ciclista e pedestre. Aquele que está dentro do automóvel não tomba. Eu não quero dizer que ele é meu inimigo, porque ele não é. A esmagadora maioria dos motoristas não cometem infrações, mas essa pequena minoria, quando comete, é fatal”, afirma André Gomide.

Gomide é servidor público, mas integra o coletivo Mobicidade e é conselheiro municipal para implantação do Plano Cicloviário de Porto Alegre. Ele diz que o movimento dessa sexta manda um recado: do jeito que está indo, não dá para continuar. “São ondas [de intolerância] e, infelizmente, quando acontece essas tragédias a imprensa costuma virar o foco pra isso e as pessoas passam a comentar mais. Talvez a morte não aconteça com tanta regularidade, mas nem que seja uma, não é aceitável”.

A primeira “fatalidade” esta semana tirou a vida da ciclista Lourdes Menegat Dreyer, de 77 anos, na noite de domingo, enquanto ela atravessava uma rua no Jardim Botânico. O motorista envolvido no acidente fugiu do local sem prestar socorro. Quando foi abordado pela EPTC, a poucas quadras do ponto onde ocorreu o atropelamento, o teste de bafômetro indicou que ele estava alcoolizado.

Dezenas de ciclistas se concentraram no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, para o trajeto que passaria ainda por pontos dos acidentes | Foto: Fernanda Canofre/Sul21

No dia seguinte, no bairro Cristal, Zona Sul, outra vítima: o skatista Carlos Henrique Muller Rocha, de 25 anos, morreu após ser atropelado por um carro que invadiu a ciclovia, onde ele trafegava. O motorista também fugiu do local mas foi encontrado alguns quilômetros depois, quando colidiu contra o muro de uma residência. Após testes no Departamento Médico Legal, se confirmou que também estava alcoolizado.

“A gente continua na mesma porque as medidas tomadas pelo Detran-RS são educativas. Como é que tu vai educar alguém, apenas dizendo: respeite o ciclista? Isso não funciona. Tem que ser como é na Europa, se o cara comete uma infração gravíssima dessas, ele tem que ser punido exemplarmente. Se tem morte no meio do acidente, do atropelamento, o que quer que seja, tem que ser apurado. O cara tem que ser preso. E se existe um incidente, como tem ocorrido aí, o motorista tem que ser punido”, defende Eduardo Iglesias.

Eduardo foi uma das vítimas do atropelamento em massa na Cidade Baixa, causado pelo bancário Ricardo Neis, em fevereiro de 2011. No julgamento do caso, ocorrido só em novembro do ano passado, mais de cinco anos depois, Eduardo disse que seria “válido” se a punição do motorista refletisse na sociedade. Neis foi condenado a 12 anos 9 meses de prisão em regime fechado, podendo apelar em liberdade. Quatro meses depois, Eduardo era um dos ciclistas a protestar nesta sexta.

Ele acredita que a intolerância com os ciclistas cresceu “exponencialmente desde 2011”. “Os motoristas porto-alegrenses estão cada vez piores porque a EPTC (Empresa Pública de Transporte Coletivo) está ficando cada vez mais omissa. O que a EPTC faz hoje? Pega motorista em Balada Segura, mas só no ‘pega-ratão’, porque não existe blitz relâmpago, só blitz programada. Os bêbados mesmo já trocam [informações] pelo Twitter. Então, não é efetivo”, avalia ele.

O protesto contou com presença de skatistas. Ciclistas usaram ainda o respeitômetro, que mostra a distância mínima que carros têm de manter de bicicletas | Foto: Fernanda Canofre/Sul21

Vídeos nas redes sociais mostram agressões do cotidiano

Além das duas mortes, dois vídeos mostrando motoristas de transporte público agredindo ciclistas circularam nas redes sociais esta semana. Em um deles, o motorista de um lotação usa um extintor de incêndio contra o ciclista que tenta dialogar. No outro, um motorista da linha T5, em um ponto no bairro Floresta, discute com o ciclista na rua e bate com uma barra de ferro na bicicleta. Em poucos segundos, o motorista passa a agredir o ciclista com a mesma barra. Pessoas que assistiam à cena na rua criticaram a ação do funcionário da Carris. O episódio teria ocorrido no dia 15 de março.

Durante a semana, a Carris emitiu duas notas. Na primeira anunciava que havia afastado o motorista para apurar o episódio. Na segunda, a empresa explicava sua decisão de readmiti-lo ao quadro. Os motoristas e cobradores da Carris também se manifestaram através de nota, agradecendo a decisão final, e chamando a atenção para o fato de que não possuíam serviço de assistência psicológica.

Os ciclistas desaprovam a postura da empresa de ônibus. “Com a nota que ela deu, passou uma imagem pra sociedade e deu um aviso: ela sinalizou para os motoristas que podem fazer isso, porque não vai acontecer nada”, diz André Gomide.

Perguntado se agressões – tanto físicas, quanto verbais – entre motoristas de transporte coletivo e ciclistas são comuns, ele respondeu: “Qual agressão que tu fala: aquela com a barra de ferro ou aquela com 20 toneladas que me encara todos os dias? A de 20 toneladas eu sofro todos os dias. Hoje mesmo, vindo para cá, um ônibus da Soul tocou para cima de mim. Por que não é estatístico? Porque eu não tinha uma câmera pra filmar na hora”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora