Da Redação*
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Sul poderá ser chamado através de um aplicativo para celular. A novidade será lançada em breve nas plataformas Android e iOS e terá como principal vantagem o pré-cadastramento de dados pessoais do usuário e a sua localização por GPS, o que dará maior agilidade ao atendimento.
Ao ligar para o Samu leva-se, em média, 90 segundos para que o atendente obtenha todas as informações de identificação do usuário, como nome e local. Com esses dados cadastrados no aplicativo, a estimativa é reduzir algo entre 20 e 30 segundos neste tempo. A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192. O aplicativo será um complemento ao serviço.
Após baixá-lo, o usuário faz um cadastro, informando seu nome, data de nascimento e CPF. Ao precisar entrar em contato com o Samu numa urgência, o usuário abre o aplicativo no telefone, pelo qual pode chamar o serviço para si ou para outra pessoa. O programa faz a ligação para o telefone 192, automaticamente, e um atendente recebe a ligação, já com as informações básicas de identificação do usuário. Além disso, a pessoa pode marcar onde está por GPS ou deixar pré-cadastrados endereços favoritos.
Na primeira fase, o aplicativo estará disponível para os 257 municípios que são atendidos pela Regulação Estadual, o local que recebe as chamadas e aciona o socorro. Em outro momento, Porto Alegre e outros 18 municípios que possuem o Samu e são atendidos por outras centrais de regulação, também contarão com suporte ao aplicativo.
Além de Porto Alegre, há hoje centrais do Samu em Pelotas, que atende 11 municípios; Bagé, 5 municípios; e Caxias do Sul, que também recebe os chamados de Vacaria.
*Com informações do Governo do RS