Cidades|z_Areazero
|
9 de dezembro de 2016
|
19:17

Fortunati sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros

Por
Sul 21
[email protected]
Fortunati sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros
Fortunati sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros
Fortunati sanciona  Projeto de Lei que regulamenta serviços de transporte por meio de aplicativos |                                                            Foto: Luciano Lanes / PMPA
Fortunati sanciona Projeto de Lei que regulamenta serviços de transporte por meio de aplicativos | Foto: Luciano Lanes / PMPA

Da Redação*

O prefeito José Fortunati sancionou, nesta sexta-feira (9), o projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual de passageiros como Uber, Cabify e WillGo em Porto Alegre. O projeto foi aprovado no dia 24 de outubro pela Câmara Municipal de Porto Alegre, e o prefeito sancionou, com alguns vetos, o texto do projeto.

Fortunati destacou o trabalho do Legislativo ao apreciar o texto inicial, debater e sugerir emendas. “Nesse trabalho inicial do grupo e nas contribuições da Câmara, chegamos a um texto que disciplina a atividade e que prestará um serviço adequado ao usuário”, destacou.

O prefeito também comentou alguns pontos importantes da nova lei, como a obrigatoriedade do veículo ser de Porto Alegre, a cobrança da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), que será de 20 UFMs (Unidade Financeira Municipal). Foi vetado o artigo que determina uma porcentagem de veículos dirigidos por mulheres, uma vez que, como o serviço não prevê número mínimo ou máximo de carros circulantes, a indicação, segundo o prefeito, torna-se inócua.

O diretor-presidente da EPTC lembrou que, em um prazo de 60 dias, haverá a regulamentação do texto, o que deverá trazer outras definições, como, por exemplo, o uso de cartão de crédito. “Buscamos modelos em outras cidades e fizemos reuniões com profissionais da área, empresas de aplicativos e Ministério Público para que a população possa se sentir protegida.”

Quando o projto foi aprovado na Câmara, o Uber já havia criticado a medida. Para a empresa, que havia pedido que o prefeito não sancionasse o projeto, a regulamentação torna o serviço ineficiente. Entre as medidas mais criticadas pelo Uber está justamente o pagamento de 20 UFMs mensais pelos motoristas.

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora