Cidades
|
27 de outubro de 2016
|
15:42

Banco do BRICS tem interesse em financiar futuro concessionário do Aeromóvel Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Crédito da Foto: Divulgação
Crédito da Foto: Divulgação

Da Prefeitura de Canoas

O secretário da Fazenda de Canoas e coordenador do Comitê Gestor do Aeromóvel, Marcos Bosio, avaliou como positiva a reunião que manteve na terça-feira (25), no Rio de Janeiro, com representantes do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) do grupo BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Por mais de duas horas, ele apresentou o Sistema Aeromóvel de Canoas e respondeu a questionamentos do diretor de Operações do NBD, Xian Zhu. No final do encontro, os diretores da instituição manifestaram interesse em participar do processo de financiamento do futuro concessionário.

Projeto “viável e atraente”

Conforme Bosio, o Município propõe que o NBD cofinancie o futuro concessionário juntamente com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), agente financeiro do projeto. “Os diretores do NBD consideraram adequada a sistemática e há possibilidade de participação com valores na ordem de US$ 100 milhões”, revela o secretário.

Ele considera muito importante a participação do NBD na linha de financiamento ao futuro concessionário porque reduz os custos financeiros da concessão. “A participação do NBD, aliada aos recursos já disponibilizados pelo CAF e pela Caixa Econômica Federal, torna o projeto de Canoas viável e atraente ao mercado”, avalia.

Também participam do encontro, pelo NBD, o vice-presidente & chief Risk Officer, Paulo Nogueira Batista e o analista Daniel Couto; o executivo sênior do CAF, José Rafael, o diretor-presidente da Aeromovel Brasil S.A., Marcus Coester, e a secretária-executiva do Comitê Gestor do Aeromovel de Canoas, Daniela Linck.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora