Breaking News|Cidades
|
19 de setembro de 2016
|
14:57

Porto Alegre está entre as 10 cidades mais violentas do mundo em ranking de criminalidade

Por
Luís Gomes
[email protected]
Porto Alegre está entre as 10 cidades mais violentas do mundo em ranking de criminalidade
Porto Alegre está entre as 10 cidades mais violentas do mundo em ranking de criminalidade
08/09/2016 - PORTO ALEGRE, RS -Ato Público na Esquina Democrática lembrando os 3.945 mortos pela violência no RS desde o início do governo Sartori. Foto: Maia Rubim/Sul21
Manifestação do Bloco de Segurança, realizada na semana passada, lembrou o aumento do número de mortos no Estado | Foto: Maia Rubim/Sul21

Da Redação

No primeiro semestre deste ano, Porto Alegre aparece em 9º lugar no ranking ‘Crime Index’, que apura as cidades mais violentas do mundo. O ranking diz respeito à percepção de criminalidade e é liderado pela cidade de Caracas (Venezuela). A frente de Porto Alegre, há ainda quatro cidades sul-africanas, Bagdá (Iraque), Fortaleza (2º lugar) e Recife (8º). Em 2015, Porto Alegre estava na 18ª colocação e, em 2014, na 27ª colocação.

O ‘Crime Index’ é um ranking que estima o nível geral de criminalidade em cidades e países a partir de respostas dos visitantes do website Numbeo, o maior bancos de dados coletados a partir da contribuição de internautas sobe cidades e países do mundo. De acordo com o site, a metodologia da pesquisa é similar a levantamentos científicos e governamentais. O ranking leva em conta apenas as cidades em que há um considerável número de respostas encaminhadas para o site.

O levantamento pergunta aos internautas qual é a percepção sobre o nível geral de criminalidade, o crescimento do crime nos últimos três anos, temor de ter a casa roubada, temor de ser roubado na rua, ter o carro furtado, ter coisas rubadas do carro, ser atacado, ser insultado, ser alvo de ataque pela cor da pele, etnia ou religião, problemas relacionados ao uso de drogas, problemas relacionados a vandalismo e roubos, problemas de crimes violentos, problema de corrupção.

Em todos estes itens as respostas dão conta de que há um alto ou muito alto índice, com exceção apenas do temor de ser insultado e do temor de ataque por cor da pele, etnia ou religião, cujas respostas apontaram índice moderado e baixo, respectivamente.

Por outro lado, as repostas aponta que o índice de segurança de caminhar sozinho durante o dia é baixo e muito baixo durante a noite. Noventa e sete pessoas encaminharam contribuições ao site sobre Porto Alegre.

O Numbeo conta com mais de 341 mil contribuições sobre 6.257 cidades e também traz informações sobre custos de vida, qualidade de vida, poluição, trânsito, entre outros assuntos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora