Cidades|z_Areazero
|
1 de agosto de 2016
|
21:42

TJ determina desocupação do Demhab mediante reunião entre Prefeitura e movimentos

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Maia Rubim/Sul21
Sede do Demhab está ocupada há 18 dias | Foto: Maia Rubim/Sul21

Da Redação

A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) aceitou o recurso de reintegração de posse da Prefeitura contra a ocupação do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que completa 18 dias. No entanto, a decisão do Desembargador Eduardo João Lima Costa condiciona a desocupação ao agendamento de reuniões por parte do poder público com os três movimentos ocupantes: Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) e do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Leia mais:
Juíza nega pedido de reintegração do Demhab: ‘a ocupação quer ter voz e vez’
Em carta aberta, ocupantes do Demhab criticam falta de diálogo da Prefeitura
“Nós somos aquele povo que está longe de qualquer ação do governo e do município”

Segundo a decisão, a reintegração só será feita caso o governo municipal apresente um cronograma de encontros para negociar as pautas de reivindicações. “O #OcupaDemhab espera que Sebastião Melo aproveite esta oportunidade de dialogar com os movimentos e com isso escute as demandas da população da cidade, carente de políticas habitacionais sérias, hoje inexistentes em Porto Alegre”, afirma o MTST em sua página no Facebook.

Os movimentos consideram a decisão mais uma vitória judicial. Desde que a ocupação foi iniciada, no dia 14 de julho, eles pedem uma reunião com a Prefeitura como condição para desocupar o local. A Justiça em primeiro grau já havia dado decisões favoráveis aos ocupantes, negando o pedido de reintegração de posse diante da falta de diálogo por parte do Executivo. Ao recorrer da decisão, o município esbarrou mais uma vez na exigência de negociação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora