Cidades
|
2 de agosto de 2016
|
13:10

Sociólogo francês conhece obras do Orçamento Participativo em Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Prefeitura de Canoas
Foto: Prefeitura de Canoas

Da Prefeitura de Canoas

O sociólogo francês, Gilles Pradeau, acompanha em visita a diversos municípios gaúchos o funcionamento e a organização das cidades que desenvolvem Orçamento Participativo e Sistemas de Participação Popular ou ferramentas semelhantes. Formado em Sociologia na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (I’EHESS) da Universidade de Paris e administrador da Associação pela Democracia e Educação Social Local (ADELS), desde 2010, Em 2016, Gilles Pradeau, tornou-se conselheiro dos Conselhos Locais na França, trabalhando para a implantação do Orçamento Participativo nas cidades de Montreuil e Grenoble. Também é membro do Conselho Parisiense da Juventude desde 2007 e da Comissão de Debates Públicos de Paris

Nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, esteve em audiência com o prefeito Jairo Jorge, Popular. Acompanharam o encontro, a Secretária da Coordenadoria de Relações Internacionais, Deise Martins e o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan. Na oportunidade, o prefeito fez o convite para que Gilles acompanhe a 100ª edição do Prefeito na Estação, no dia 11 de agosto, a partir das 6h30min. O sociólogo conheceu o trabalho desenvolvido no município canoense quando da participação da Prefeitura de Canoas no 3º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos e da 2ª Conferência Internacional Portugal Participa realizada em abril. Nesta segunda-feira, ele também acompanhou obras decididas dentro do Orçamento Participativo, entre estes o prédio novo da Escola de Ensino Fundamental Jacob Longoni no Bairro Nossa Senhora das Graças.

Budget Participatif

Realiza treinamentos, workshops e capacitações sobre Orçamento Participativo. O sociólogo Gilles Pradeau, desenvolveu o projeto Budget Participatif, que consiste em uma ferramenta online aberta para a construção do processo do Orçamento Participativo. Busca mostrar o passo a passo dos regulamentos e objetivos do OP, coletando ideias, projetando a instrução, a votação dos projetos prioritários e a realização desses projetos, bem como sua avaliação. Combina experiências sobre casos franceses e europeus, além da contribuição sobre a experiência desenvolvida em Porto Alegre. Cursos teóricos e exercícios práticos, além de sessões de discussão online para trocas de experiências entre as cidades que implementaram uma abordagem de participação popular.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora