Cidades
|
7 de julho de 2016
|
21:53

Câmara aprova projeto para implantar suportes para bikes nos ônibus de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Câmara aprova projeto para implantar suportes para bikes nos ônibus de Porto Alegre
Câmara aprova projeto para implantar suportes para bikes nos ônibus de Porto Alegre
Vereadora Fernanda Melchionna é autora do projeto | Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Vereadora Fernanda Melchionna é autora do projeto | Foto: Guilherme Almeida/CMPA

Da Redação*

Com o objetivo de promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte, foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (7) o projeto de lei que determina a instalação de bike racks nos ônibus da cidade. O suporte seria instalado na parte dianteira dos coletivos, semelhante aos usados em carros, e permitiria transportar até três bicicletas por vez.

A proposta aprovada por unanimidade é de autoria da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e do ex-vereador Pedro Ruas (PSOL). Também foi aprovada a emenda 1, que inclui “regulamentação, respeitando normas de segurança e mobilidade urbana”.“Faz-se necessária a compreensão do sistema de transporte público como um conjunto de modalidades, seja de transporte de massa, como ônibus e metrô, seja individual, como motocicletas, automóveis e a bicicleta”, afirma Fernanda.

Conforme o projeto, a SPTrans, empresa de transporte coletivo local de São Paulo, que já tem experiência na instalação de bike racks, estima que toda operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de um minuto. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus.

De acordo a vereadora, é preciso que o poder público tenha iniciativa e se adiante à demanda crescente que a popularização da bicicleta proporciona. Ela diz que cidades como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos, também contam com o sistema de transporte de bicicletas. “Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos bike racks nos ônibus favoreceria esse propósito. Seria de suma importância que Porto Alegre fizesse parte desse movimento mundial em defesa do meio ambiente”, ressaltou.

*Com informações da Câmara de Vereadores


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora