Cidades|z_Areazero
|
18 de junho de 2016
|
16:43

Projeto solidário leva banho quente a pessoas em situação de rua neste domingo

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto foi financiado coletivamente e fornece banho com chuveiro a gás | Foto: Lu Mena Barreto/ Divulgação
Projeto foi financiado coletivamente e fornece banho com chuveiro a gás | Foto: Lu Mena Barreto/ Divulgação

Débora Fogliatto

Na noite do último sábado (10), oito pessoas em situação de rua puderam aproveitar, mesmo com o frio de 7º em Porto Alegre, um banho quente gratuito no Parque da Redenção. Além destes, outras 17 pessoas também receberam roupas novas, tudo possibilitado pelo projeto Banho Solidário, realizado por um grupo independente de mulheres através de financiamento coletivo. Trata-se de um contêiner móvel, com rodas, que conta com dois chuveiros (um para homens e outro para mulheres), que pode ser instalado em locais estratégicos para promover os banhos.

Neste domingo (19), a segunda edição do Banho acontece na esquina das ruas Borges de Medeiros e Fernando Machado, próximo da Escadaria, onde permanecem ao longo do dia diversas pessoas em situação de rua. Os locais são escolhidos tanto pela facilidade de acesso para o público quanto pelo fato de conterem uma torneira que possa ser utilizada, conforme explica a organizadora Letícia Andrade. “Para esse domingo, foi mais fácil conseguir a torneira porque agora as pessoas já conhecem, apoiaram, entendem o que é, até porque deu mídia e isso facilitou. Estão mais abertas porque entenderam o que é o processo”, acredita.

O processo começa quando se encontra uma torneira e, a partir daí, as voluntárias descobrem “a quem” ela pertence. Na Borges, a torneira que será usada é do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que a concedeu com facilidade, segundo Letícia. Já na primeira vez, na Redenção, os banhos aconteceram à noite, o que pode ter diminuído o público, em função da grande circulação de pessoas e comerciantes no parque durante o dia.

Além de banho, voluntários também forneceram roupas | Foto: Lu Mena Barreto/ Divulgação
Além de banho, voluntários também forneceram roupas | Foto: Lu Mena Barreto/ Divulgação

Ela destaca que há várias empresas e entidades querendo ajudar, como a Pedalada Solidária, que recolheu calçados na última quarta-feira (15), e o Café Cartum, que é um ponto de coleta para doações que serão direcionadas nos dias do Banho. “O que está acontecendo é muito legal, muito bonito de ver, tem pessoas de todo o Brasil ligando, nos contatando. Já entraram em contato pessoas de São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tem a ideia de fazer algo nacional”, comemora a realizadora. A proposta que acontece em Porto Alegre é baseada em uma iniciativa já existente e bem-sucedida em Vitória da Conquista, na Bahia, onde o idealizador, Cláudio Lacerda, atende cerca de 30 pessoas por semana nos chuveiros solidários.

Letícia destaca que, além de ajudar as pessoas que precisam, o Banho Solidário também une pessoas de todos os estilos, ideologias, religiões e opiniões políticas. “A ideia é não ter diferenciação mesmo, todo mundo que estiver afim de ajudar pode. É uma tentativa de unir a sociedade civil para resolver uma situação que percebemos ser ruim”, afirma.

Além disso, a higiene é parte importante da qualidade de vida e, por isso, pode inclusive melhorar a relação das pessoas em situação de rua com o restante da sociedade. “Essa ideia de que eles não querem tomar banho é uma balela, não tem ser humano no mundo que não queira um banho quente e uma roupa limpa. A proposta é mostrar que eles são gente como a gente”, resume Letícia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora