Cidades|Em Destaque
|
8 de junho de 2016
|
19:39

Ao contrário da maioria das cidades, Canoas gera empregos em meio à crise

Por
Sul 21
[email protected]
O setor da construção civil foi um dos que mais contratou em em abril, contribuindo para a cidade ocupar o 22º lugar entre 50 municípios do país|Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura Canoas
A construção civil foi um dos setores que mais contratou em abril, contribuindo para a cidade ocupar o 22º lugar no país na geração de empregos|Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura Canoas

Jaqueline Silveira*

Na contramão da maioria das grandes cidades do Rio Grande do Sul e do país que registram índices elevados de desemprego, Canoas, na Região Metropolitana, vive uma realidade diferente. A cidade ocupa a 22ª oposição entre os 50 municípios do Brasil que mais geraram empregos no mês abril. É o que aponta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O município gerou 452 novos postos de trabalho em abril e foi o único do Rio Grande do Sul a figurar no ranking entre as 50 cidades em destaque.

Os setores da construção civil, de serviços e do comércio foram os que mais contribuiram para o ranking que colocou a cidade no 22º lugar no país. Uma das vagas abertas foi preenchida por Kelen Matos, 32 anos. “Após um mês desempregada, me cadastrei no Banco de Oportunidades e em uma semana consegui uma vaga”, conta ela, que sempre trabalhou em lojas. Agora, Kelen arrumou um emprego em uma empresa de cobrança e telemarketing. Conforme os dados, a construção civil empregou 451 pessoas a mais comparado ao número de demissões no período. Já o setor de serviços abriu 155 vagas, e o comércio contribuiu com 25 novos postos de trabalho. Em contrapartida, o Rio Grande do Sul, no mês de abril, ocupou o 25º lugar no desempenho da geração de empregos , dentre os 27 Estados.

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Francisco Valmor Marques de Avila comentou que, entre os fatores que contribuíram para o desempenho do município da Região Metropolitana, está o atendimento diferenciado aos empreendedores, por meio de “uma política de desburocratização,” atraindo investidores. Há “uma celeridade com responsabilidade”, ressaltou ele, na aprovação dos empreendimentos e citou como exemplo a construção de um shopping de grande porte na cidade em que os trâmites burocráticos foram concluídos em 58 dias.

Também contribuem para a geração de empregos, na avaliação do secretário, as oportunidades de investimentos e a política tributária implantada, com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) dos mais baixos do país. “A alíquota do ISSQN em Canoas é de 2,25%, enquanto a de Porto Alegre é de 5%. Canoas é referência nesses quesitos, que tornam sensível qualquer pequeno aquecimento da economia, refletindo no incremento da geração de empregos”, acrescentou Avila. Além disso, as políticas de infraestrutura em áreas como saúde, segurança e educação, segundo o secretário, pesaram para a atração de investimentos no município.

Secretário Valmor Avila diz que política implantada atrai investidores|Foto: Reprodução/Prefeitura Canoas
Secretário Valmor de Avila diz que política implantada atrai investidores|Foto: Prefeitura Canoas

A única atividade que registrou saldo negativo nesse período e que continua, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, é a indústria de transformação. O comércio também sofreu uma queda, contudo, conforme Avila, já deu sinais de recuperação nos últimos dois meses. Mas no acumulado de 2016, a geração de empregos em Canoas apresenta 67 vagas positivas. Nos dois anos anteriores, o município fechou no vermelho em relação à criação de postos de trabalho. Em 2015, foram 4.451 vagas perdidas e em 2014, 3.785.

 Ferramentas estimulam oportunidades

Implementados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Escritório do Empreendedor e o Banco de Oportunidades são ferramentas fundamentais para facilitar a interação entre quem oportuniza novas vagas e quem busca um emprego.

O escritório, por exemplo, é um espaço centralizado na oferta de serviços, que estimula o empreendedorismo e agiliza os processos de abertura e regularização de empresas.

Já o Banco de Oportunidades é um serviço exclusivo e gratuito de divulgação de vagas e encaminhamentos de profissionais, desenvolvido pela Prefeitura de Canoas, para expandir as oportunidades na busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

*Com informações da assessoria da Prefeitura de Canoas

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora