Cidades|z_Areazero
|
17 de maio de 2016
|
11:11

Semana dos Museus começa nesta terça e incluirá programação noturna e piquenique

Por
Sul 21
[email protected]
Atividades acontecem em 22 museus ou espaços culturais da cidade | Foto: Museu Joaquim Felizardo/ Divulgação
Atividades acontecem em 22 museus ou espaços culturais da cidade | Foto: Museu Joaquim Felizardo/ Divulgação

Da Redação

Com o objetivo de promover os museus brasileiros, todos os anos o poder público dedica uma semana para se valorizar esses espaços, a partir do Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. O governo federal, através da Instituto Brasileiro de Museus, anuncia um tema a cada edição, e cabe a cada museu organizar as atividades. Com o evento, houve um aumento médio de 25% de visitação ao ano desde a primeira edição, em 2003, além de, durante a semana, aumento de 103% do número de visitantes em relação à anterior. Com o tema “Paisagens Culturais”, a 14º edição acontece dos dias 16 a 22 de maio.

Em todo o Brasil, são 1.236 locais com programações durante a semana. Em Porto Alegre, 22 espaços, entre museus, memoriais, fundações e centros culturais participam do evento, com exposições, oficinas, passeios, debates, caminhadas culturais, ações educativas, apresentações, exibições de filmes e palestras. Destacam-se na programação também a Noite dos Museus, no sábado (21), e o Piquenique no Museu, no domingo (22), ambos no Museu Joaquim Felizardo, ligado à Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Já o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica focou suas atividades na própria história, abrangendo questões relacionadas à natureza e coleções científicas lá presentes.

O tema da Semana inspirou atividades sobre território e paisagens, e sua relação com as culturas e diversidade de grupos sociais presentes no país e na cidade. A partir disso, há em Porto Alegre atividades relacionadas à imigração japonesa e à cultura judaica, por exemplo. A primeira delas será tema da exposição “Kumiai – Entrelaçamentos na Colônia Japonesa de Ivoti/RS” e uma ação educativa sobre o mesmo tema, ambas no Museu da UFRGS. Já a mostra “A expressão do tempo na cultura judaica: as contribuições de Mordko Meyer e de Salomão Sibemberg” acontece no Museu Nacional das Migrações Judaicas.

Com uma das programações mais extensas, o Museu Joaquim Felizardo pretende explorar diferentes pontos de vista sobre o contexto urbano em que vivemos. Para isso, serão realizados eventos com convidados com diferentes trajetórias pessoais e profissionais, como os integrantes do Projeto Boca de Rua, que consiste em um jornal escrito e produzido por pessoas em situação de rua. Na atividade “Como o morador de rua enxerga a cidade?”, os integrantes do Boca foram convidados  a compartilhar sua perspectiva por meio da apresentação do projeto, com mostra de fotografias de Porto Alegre realizadas pelos integrantes nos últimos anos e um bate-papo com o público.

Esquina das ruas André da Rocha e João Pessoa | Foto: Arquivo Museu Joaquim Felizardo
Esquina das ruas André da Rocha e João Pessoa no início do século XVIII. Paisagens antigas também serão abordadas na semana | Foto: Arquivo Museu Joaquim Felizardo

A programação do Joaquim Felizardo abrange ainda a presença do arquiteto e especialista no tema João Paulo Schwerz, de pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre a Paisagem – Pagus/ Ufrgs, além da equipe de fotógrafos do projeto Memo POA e da arquiteta e ilustradora Ana Luiza Koehler. A história da cidade e as mudanças em sua paisagem são o tema da palestra “Recriando a Porto Alegre dos anos 1920 através do desenho” de Koehler, que acontece na sexta-feira (20) às 19h.

Temática semelhante será abordada no Museu Hipólito José da Costa, com a exposição “Espaços de um Passado Presente: Mostra de Imagens do Acervo do setor de Fotografia sobre as transformações da cidade de Porto Alegre no início do século XX”. De terça a quinta-feira acontecem também oficinas educativas no entorno do museu, para identificar espaços do presente através de imagens fotográficas antigas do acervo, das 9h às 18h.

Outro destaque da programação é a mostra “Mulheres: Resistência e Cultura”, do acervo de Porto História PH, abordando a vida de importantes mulheres que contribuíram para a mudança da paisagem cultural de Porto Alegre, no Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Em espaços com temas específicos, acontecem atividades relacionadas a suas áreas, como no Museu Banrisul, onde uma exposição abrange os 86 anos do banco e o Memorial do Judiciário, que tem em sua programação palestras, exposições e apresentações relacionando o tema a questões jurídicas.

Confira aqui a programação completa da Semana em Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora