Cidades|Em Destaque
|
10 de fevereiro de 2016
|
21:38

Retirada de tapumes mostra orla do Guaíba com menos vegetação

Por
Sul 21
[email protected]
Tapumes retirados na orla do Guaíba revelaram uma nova paisagem, com menos vegetação e pedaços de troncos de árvores. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)
Tapumes retirados na orla do Guaíba revelaram uma nova paisagem, com menos vegetação e pedaços de troncos de árvores. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)

Marco Weissheimer

O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) ficou surpreso quando andava de bicicleta, na manhã de domingo (9), pela orla do Guaíba e viu uma paisagem que estava bloqueada por tapumes durante algumas semanas. Os tapumes foram colocados pela Prefeitura no final de 2014 dentro do chamado projeto de revitalização da orla do Guaíba. Após várias reclamações pela perda da visão do Guaíba, parte desses tapumes foi substituída por telas que permitem ver o que está sendo feito às margens do lago. O que chamou a atenção de Sgarbossa foi o desaparecimento de vegetação na orla. Ele escreveu, em sua página no Facebook:

“Bom dia! E a suspeita se confirma: os tapumes eram mesmo para esconder o corte das árvores… Agora que elas foram cortadas, parte do tapume deu lugar às telas. Este é o projeto de “revitalização” da prefeitura…”.

Leia mais:
O que as pessoas de Porto Alegre pensam sobre os tapumes na Orla do Guaíba?

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente não confirmou, nesta segunda-feira (10), a retirada de vegetação dentro do projeto de revitalização da orla do Guaíba, mas admitiu que algumas árvores serão retiradas devido às obras na região. A SMAM assinalou também que muitas árvores caíram na região da orla, afetadas pela tempestade que se abateu sobre a capital, mas não detalhou quais foram vítimas do mau tempo e quais foram suprimidas pelas obras.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não confirmou a retirada de vegetação dentro do projeto de revitalização da orla do Guaíba, mas admitiu que algumas árvores serão retiradas devido às obras na região. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não confirmou a retirada de vegetação dentro do projeto de revitalização da orla do Guaíba, mas admitiu que algumas árvores serão retiradas devido às obras na região. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)

Sgarbossa lembrou que, quando os tapumes começaram a ser colocados em dezembro, ele anunciou que estava planejando ingressar com uma Ação Civil Pública em defesa do direito à paisagem. “Depois desta e de outras reclamações, começaram a intercalar tapumes e telas, sem que ninguém explicasse exatamente porque e o que estava acontecendo na parte cercada”, assinalou. Para o vereador, há uma falta de transparência por parte da Prefeitura de Porto Alegre, sobre quais as obras que serão feitas na área e quantas árvores deverão ser afetadas pelas mesmas.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora