Cidades|Em Destaque
|
2 de fevereiro de 2016
|
17:42

Procissão de Navegantes reúne milhares de fiéis em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Da Redação*

Antes mesmo das 6h, centenas de pessoas já ocupavam os bancos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro de Porto Alegre. A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Capital, teve início na paróquia, com uma missa celebrada pelo cônego Leandro Chiarello. Pouco depois das oito horas, milhares de fiéis partiram do centro em direção à zona Norte acompanhando a imagem da santa. “É uma festa linda, todos os anos venho e isso me faz muito bem, me dá muita força para encarar os problemas”, afirmou Lourdes Assis, assistente de vendas e devota de Nossa Senhora.

Melo, Sartori e Olívio lado a lado na procissão. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Melo, Sartori e Olívio lado a lado na procissão.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

O prefeito em exercício, Sebastião Melo, participou de toda a festa, que, após a procissão, foi encerrada com uma missa campal celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, no pátio da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo Melo, houve um esforço para que o evento fosse mantido. “Essa talvez seja nossa mais tradicional festa religiosa da cidade. São milhares de pessoas que esperam o ano todo para estar aqui. Felizmente, conseguimos agir pontualmente para que fosse possível realizarmos a procissão. É muito bonito ver a comoção das pessoas”, disse.

O céu encoberto e a temperatura amena ajudaram os devotos que pagavam promessas. O comerciante Augusto Silveira fez todo o trajeto da procissão com os pés descalços, para agradecer pela saúde do filho. “Eu viria de qualquer jeito, tive uma graça alcançada. Mas só de não estar fazendo o mesmo calor e não ter aquele sol forte do ano passado já ajuda muito”, brincou.

Ao fim da celebração, o arcebispo de Porto Alegre, fez um agradecimento especial a todos que estão colaborando com a recuperação da cidade após o temporal da última sexta-feira. Dom Jaime Spengler alertou para a necessidade de termos mais cuidado com a natureza e pediu ainda mais união em um momento como esse. “Precisamos cuidar da nossa casa comum, não sujar arroios, separar o lixo, poupar água. A falta de cuidado com o planeta contribui para os desastres naturais. Temos que ter isso muito claro em mente e nos unirmos para mudar essa situação”, afirmou.

Também estiveram presentes na procissão o governador do Estado, José Ivo Sartori, a primeira-dama Maria Helena Sartori, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cássio Trogildo, e o ex-governador Olívio Dutra.

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora