Débora Fogliatto
Na segunda tentativa de licitação realizada pela Prefeitura de Porto Alegre para o serviço BikePoa, uma concorrente se apresentou para concorrer ao serviço nesta quinta-feira (25). A empresa Samba Transportes Sustentáveis LTDA é parte da Serttel, a mesma que opera o compartilhamento de bicicletas na cidade atualmente. A primeira tentativa não contou com nenhuma interessada e, para esta segunda, o poder público retirou algumas exigências de melhorias que haviam sido feitas.
O edital lançado em setembro de 2015 exigia a ampliação do sistema das atuais 40 estações para 50, além do aumento do número de bicicletas em circulação, de 400 para 800. Agora, a Prefeitura prevê o mesmo número de estações já existentes, assim como o de bicicletas. A diretora-técnica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Maria Cristina Molina Ladeira, porém, garante que as bikes serão novas. “Se considerar que é uma nova empresa, as características das bicicletas estão definidas no edital e elas têm que ser novas. As estações são onde já existem, no mínimo”, afirmou.
O valor cobrado pela utilização do serviço continuará igual: R$ 5 a diária e a R$ 10 a mensalidade, assim como as viagens, que continuarão sendo limitadas a 60 minutos com a cobrança de R$ 3 pelos 30 primeiros minutos excedentes e R$ 5 para cada 30 minutos a mais de utilização a partir dali. Desde a implantação do BikePoa, em 2012, já são mais de 160 mil pessoas cadastradas no sistema e mais de 750 mil viagens realizadas neste modal, segundo a EPTC.
A partir de agora, a Comissão de Licitação irá se reunir, verificar se todos os documentos estão de acordo com o edital e fazer a habilitação. Em seguida, parte-se para a abertura do envelope dois, a proposta técnica, em que se verifica o que a empresa está oferecendo. A data para esta abertura ainda não está definida, mas a EPTC estima que aconteça nos próximos 15 dias.