Cidades
|
8 de janeiro de 2016
|
14:56

EPTC estuda utilizar câmeras para aplicação de multas de trânsito em Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
EPTC estuda utilizar câmeras para aplicação de multas de trânsito em Porto Alegre
EPTC estuda utilizar câmeras para aplicação de multas de trânsito em Porto Alegre
Centro Integrado de Comando será um dos cases apresentados no encontro / Foto; Divulgação/PMPA
EPTC estuda a possibilidade de utilizar câmeras na fiscalização do trânsito de Porto Alegre | Foto: Divulgação/PMPA

Luís Eduardo Gomes

A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) está estudando a possibilidade de utilizar as câmeras de videomonitoramento da cidade para a aplicação de multas para motoristas que cometerem infrações como avançar o sinal vermelho e trafegar de forma irregular em corredores de ônibus. O objetivo da medida é diminuir a incidência de acidentes em locais de grande fluxo de veículos, como cruzamentos.

Leia mais:
EPTC anuncia redução de 30% no número de vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre

De acordo com o diretor-presidente Vanderlei Cappellari, a empresa deve concluir no final de janeiro um estudo a respeito do tema. Segundo ele, a EPTC está avaliando cruzamentos com altos índices de acidentes para identificar a quantidade e o tipo de infrações cometidas. “Principalmente o furo do sinal vermelho, que é o que mais gera riscos”, afirma Cappellari, que salienta ainda que não há prazo para o videomonitoramento entrar em vigor.

Cappellari relata que após a conclusão do estudo, ele será apresentado para o Comitê Gestor do Município, que tomará a decisão de aprovar a utilização do videomonitoramento na autuação de infração de trânsitos. Caso seja aprovada, Cappellari diz que os locais a serem monitorados serão sinalizados com placas. O controle das imagens e da aplicação de multas será feito por agentes da fiscalização.

“O operador da câmera é um agente da fiscalização. Ele identificando a infração, congela a imagem, tira os dados necessários para a atuação. Não quer dizer que o infrator vai ter acesso a imagem, mas vai ficar registrado em anexo ao auto de infração”, afirma Cappellari.

Cappellari ainda frisou que o videomonitoramento poderá oferecer uma maior abrangência à fiscalização, mas não mudará a forma de autuação das infrações. Ele explica que, por exemplo, não haverá mudanças na política atual que permite que motoristas avancem o sinal vermelho durante a madrugada por motivos de segurança. Segundo ele, se o motorista tomar a devida cautela para avançar o cruzamento nessas ocasiões, não será multado. “Os cruzamentos a serem monitorados são aqueles extremamente movimentados 24 horas por dia”, afirma.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora