Cidades
|
15 de dezembro de 2015
|
20:41

Famílias protestam contra despejo às vésperas do Natal em Sapiranga

Por
Sul 21
[email protected]
Famílias protestam contra despejo às vésperas do Natal em Sapiranga
Famílias protestam contra despejo às vésperas do Natal em Sapiranga
Cerca de 120 pessoas, entre elas 46 crianças, estão na área que pertence ao município e cobram da prefeita Corinha Molling (PP) o cumprimento da promessa de construir 2 mil casas. (Foto: William Lorenzetti/Divulgação)
Cerca de 120 pessoas, entre elas 46 crianças, estão desde agosto em uma área que pertence ao município (Foto: William Lorenzetti/Divulgação)

Marco Weissheimer

Moradores da Ocupação Bairro Oeste realizaram um protesto nesta terça-feira (15), em frente ao prédio da prefeitura de Sapiranga, contra o despejo das famílias que estão na área desde agosto deste ano. Na segunda-feira, os moradores da ocupação receberam a visita do oficial de justiça que entregou a ordem de despejo que deve ser executado no início da manhã desta quarta-feira (16). Cerca de 120 pessoas, entre elas 46 crianças, estão na área que pertence ao município e cobram da prefeita Corinha Molling (PP) o cumprimento da promessa de construir 2 mil casas feita na campanha eleitoral. As famílias disseram que não conseguiram conversar com ninguém na Prefeitura que estava com as portas fechadas.

“Que baita presente de Natal que nós recebemos da Prefeitura”, comentou William Lorenzetti, um dos coordenadores da ocupação. William conta que ficou desempregado e após atrasar três meses o pagamento do aluguel acabou despejado. Essa é a realidade da maioria dos integrantes da ocupação, que não é a única em Sapiranga. Segundo ele, há quatro ocupações no município neste momento. “Essa área aqui era um lixão quando nós chegamos. Dizem que querem aterrar a área, mas não existe nenhum projeto. O que custava deixar o povo aqui mais um pouco”, reclama.

No final da tarde desta terça, as famílias começaram a recolher seus pertences para a saída da área que deve ocorrer no início da manhã de quarta. Em princípio, todos irão para o ginásio de esportes Nenezão. “Não tem muito jeito. Ou é ir para lá ou ficar na rua”, lamentou William.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sapiranga, todas as pessoas da ocupação Bairro Oeste que quiserem poderão ir para o ginásio Nenezão, onde terão à disposição colchões, cobertores e alimentação. Ainda segundo a prefeitura, as famílias dessa ocupação estavam em uma Área de Preservação Permanente (APP), o que motivou o pedido de reintegração de posse.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora