Cidades|Em Destaque
|
19 de novembro de 2015
|
14:42

Uber chega a Porto Alegre na tarde desta quinta e pega Prefeitura de surpresa

Por
Luís Gomes
[email protected]
Uber chega a Porto Alegre na tarde desta quinta e pega Prefeitura de surpresa
Uber chega a Porto Alegre na tarde desta quinta e pega Prefeitura de surpresa
File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign
Foto: Divulgação

Da Redação

O Uber, serviço de transporte por meio de aplicativo, anunciou que começará a operar em Porto Alegre a partir das 15h desta quinta-feira (19). Inicialmente, a empresa oferecerá na Capital o serviço Uber X, que seria entre 25% e 30% mais barato do que um táxi convencional. Ainda não há informações sobre o número de carros que irão entrar em operação nesta terça.

Leia mais: 
Representantes do Uber pedem reunião com Prefeitura da Capital

‘Eu posso garantir que o serviço de táxis é confiável’, diz Cappellari

Originalmente, a entrada em operação do Uber estava prevista para o mês de dezembro. A antecipação pegou a Prefeitura de surpresa. Nesta manhã, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que iria se pronunciar oficialmente sobre a chegada do Uber apenas amanhã, após uma reunião entre representantes da empresa e da Prefeitura. No entanto, nesta tarde, a reunião foi cancelada.

 que aparece para quem baixa o aplicativo em Porto Alegre | Foto: Reprodução
Mensagem que aparece para quem baixa o aplicativo em Porto Alegre | Foto: Reprodução

Na terça-feira, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, já tinha se posicionado sobre o assunto. “Temos uma legislação, não vamos aceitar que entrem na cidade sem ter uma regulamentação”, disse.

Apesar de a EPTC já ter se posicionado que trata-se de um serviço que será tratado como clandestino, a Prefeitura estaria disposta a estudar mudanças na legislação do transporte remunerado a partir desta conversa.

Enquanto isso não ocorre, todo carro que estiver operando pelo Uber será considerado como prestador de um serviço de transporte remunerado clandestino. A EPTC diz que não fará nenhuma ação especial ou blitz para fiscalizar a operação do Uber na capital, mas, se ocorrerem denúncias, os carros poderão ser apreendidos por agentes de trânsito ou por policiais militares e o motorista receberá uma multa de R$ 5,8 mil.

O Uber já operava em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Especialmente nas duas primeiras, a entrada em operação do aplicativo foi alvo de disputas com sindicatos de taxistas. Em São Paulo, também foi aprovada uma lei proibindo a atividade, que, apesar disso, segue acontecendo.

Segundo dados da empresa, há atualmente cerca 6 mil motoristas particulares vinculados ao Uber no país. Não há dados sobre quantos carros estão em operação em Porto Alegre, onde circulam 3.920 táxis licenciados e cerca de 10,5 mil taxistas.

Ainda na tarde desta quinta,  o Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi) emitiu uma nota oficial condenando a entrada em operação do Uber. Confira a seguir:

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi), Luiz Nozari, entende que o aplicativo Uber concorre de forma desleal com o sistema que é regulamentado na capital.

A Lei Municipal nº 11.582, de 21 de fevereiro de 2014, que rege o sistema de táxi na capital gaúcha, diz que o serviço oferecido pelo aplicativo desenvolvido pela empresa norte-americana é ilegal.

“É necessário que a lei vigente seja respeitada e cabe à EPTC fiscalizar e aplicar as penalidades previstas para quem descumpri-la”, comenta Nozari.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora