Cidades
|
30 de julho de 2015
|
18:25

Canoas recebe prêmio do BNDES pelas boas práticas em economia solidária

Por
Sul 21
[email protected]
Canoas recebe prêmio do BNDES pelas boas práticas em economia solidária
Canoas recebe prêmio do BNDES pelas boas práticas em economia solidária
Foto: Ireno Jardim
Foto: Ireno Jardim

Da Prefeitura de Canoas

Um trabalho voltado para a economia solidária, desenvolvido pela Cooperativa Alternativa de Alimentos Vida Saudável, com a produção de alimentos saudáveis nas comunidades dos bairros Guajuviras, Mathias Velho e Vila Cerne, levou Canoas a ser reconhecida pelo Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, na Categoria Empreendimento Econômico Solidário Formalizado. A cerimônia de premiação ocorreu durante a 22ª Feira Internacional de Cooperativismo e a 11ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária, no mês de julho, em Santa Maria.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso, esse prêmio é o coroamento de todo um projeto desenvolvido na cidade de Canoas, que já é reconhecida como município com o maior grupo do Fórum da Economia Solidária do Estado. “O papel da gestão pública é, justamente, fomentar que cada vez mais a economia solidária se fortaleça, pois este segmento é fundamental para o desenvolvimento econômico, sustentável e humano da cidade”, disse.

Prêmio BNDES

A Cooperativa levou o prêmio por comprovar, com seu projeto social, a existência da sustentabilidade, autogestão, processo de gestão compartilhada dos núcleos, atividades de natureza econômica com geração de trabalho e renda, de uma organização onde os participantes ou associados exerçam, coletivamente, a gestão das atividades econômicas, por meio de administração transparente e democrática. Esta é a primeira edição do Prêmio BNDES das Boas Práticas em Economia Solidária.

Alimentação saudável

Criada há 16 anos e formalizada há 10, a Cooperativa tem uma missão, segundo a cooperada Eva Eloi Dorneles de Lacerda, que vai além de gerar renda. “Desenvolvemos o produto saudável para contribuir com o cuidado da vida das pessoas. Por isso, disponibilizamos à comunidade a alternativa de um alimento livre de aditivos químicos e de conservantes. Em consequência, geramos renda para as famílias da comunidade e agregamos as mulheres em situação de vulnerabilidade nos espaços de produção da cooperativa”, relata.

Eva considera extremamente importante fomentar a economia solidária, como é feito em Canoas. “É mérito também da Prefeitura a conquista deste prêmio, a partir do momento que a administração pública caminha com a gente e apoia as ações da economia solidária, consolidando toda uma história deste segmento, com suporte na infraestrutura, capacitação, espaços para comercialização, contribuindo para o fortalecimento da economia solidária na cidade”.

Estrutura

A Cooperativa, que faz parte do Fórum da Economia Solidária, conta com três núcleos de trabalho nos bairros Guajuviras, Mathias Velho e Vila Cerne, compostos por 20 associados. Nos locais, são produzidos bolachas, pães, cucas, massas, bolo, tapioca, crepe, biscoito salgado de farinha integral e de aveia (sem glúten), com matéria prima orgânica (farinha de pinhão, de arroz). Os materiais são adquiridos em lojas da agricultura familiar na Região Metropolitana.

O grupo tem o apoio do Município na cedência de local para as atividades de produção no núcleo do Mathias Velho e de espaços para comercialização nas feiras temáticas e na feira do produtor. A Cooperativa expõe seus produtos para venda duas vezes por semana (terças-feiras e sextas-feiras), em frente à Igreja da Matriz São Luís.

Economia Solidária

O Fórum da Economia Solidária em Canoas, integrado por 56 grupos de artesãos e de produtores de alimentos, conta com espaços de comercialização dos produtos oportunizados pelo Município. Estes funcionam na Loja da Economia Solidária, situada na Estação Canoas, e nas feiras temáticas, como a Feira do Peixe, evento que acontece em todos os quadrantes da cidade, em frente à Praça da Bandeira; na Feira do Dia das Mães, que ocorre no Calçadão; no Dia do Trabalhador, realizado no Parque Eduardo Gomes; no Dia dos Pais, no Calçadão; na Semana Farroupilha, no Parque Eduardo Gomes; e na Feira do Natal, no Calçadão.

A Prefeitura oferece, ainda, cursos gratuitos de qualificação em técnicas tradicionais de artesanato nos bairros Mathias Velho e Guajuviras. São cinco cursos com turnos pela manhã e à tarde, em cada Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária. Nos centros, são desenvolvidos cursos de técnicas artesanais em matéria prima diversificada – couro, vidro fusing, papel machê, barro, madeira, tecidos, técnicas em tecelagem, pinturas, encadernação e desenho. As inscrições para os cursos de capacitação, no segundo semestre, acontecerão no final de agosto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora