Cidades
|
12 de novembro de 2014
|
19:31

Proposta de revitalização de pontos históricos de Rio Grande é apresentada

Por
Sul 21
[email protected]
Reunião ocorreu na Prefeitura de Rio Grande|Foto: Débora Klein
Reunião ocorreu na Prefeitura de Rio Grande|Foto: Débora Klein

Da Redação*

Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Porto e 5º Distrito Naval reuniram-se na terça-feira (11) para conhecer a proposta de projeto arquitetônico de revitalização dos pontos históricos do Rio Grande. O projeto foi idealizado e apresentado pelo arquiteto e urbanista Raul Macadar, responsável pela última revitalização na cidade, em 1998, e também pelo arquiteto e urbanista Marcio Lontra.

O projeto está sendo desenvolvido em partes, de acordo com Macadar. A parte oeste do cais do porto já foi aprovada e atualmente é utilizada para o lazer da população. As propostas apresentadas nesta terça-feira são direcionadas à área central e leste.  Para ambas as áreas a ideia é unir o contemporâneo, mas sem descaracterizar os clássicos pontos históricos, aliando este conceitos à  valorização de espaços maiores para o fluxo de pedestres. A valorização da zona de circulação de carros, bicicletas e ônibus, maiores espaços para lazer e comodidade, mudanças na área portuária -principal característica da cidade – foram aspectos idealizados para o melhor funcionamento das operações.

A proposta dos arquitetos também envolve soluções para o sistema viário, direcionados especialmente à sinalização, organização de vagas de estacionamento, mudanças no trânsito da cidade – como a permissão de mão dupla em algumas ruas.

* Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Grande


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora