Cidades
|
7 de novembro de 2014
|
18:01

Projeto Fome de Ler vai às 43 escolas da rede municipal de Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto Fome de Ler vai às 43 escolas da rede municipal de Canoas
Projeto Fome de Ler vai às 43 escolas da rede municipal de Canoas
Escritora Paula Pimenta com alunos da EMEF João Paulo I Foto: Ireno Jardim
Escritora Paula Pimenta com alunos da EMEF João Paulo I Foto: Ireno Jardim

Da Redação

Os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Canoas e do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) participam da 5ª edição do Programa Fome de Ler durante o mês de novembro. São 35 escritores que estão visitando as 43 escolas para conversar sobre as histórias de seus livros e incentivar a leitura. Os autores são questionados pelos alunos sobre detalhes que envolvem os personagens e os enredos das obras literárias.

O Programa Fome de Ler é coordenado pela Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME). Conforme a coordenadora de Projetos de Linguagem da SME, Eunice Laner Berté, o fundamento é o hábito da leitura. Segundo ela, é uma das ações que contempla o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura. Tem a função social e cultural de alicerçar a comunidade escolar no acesso e incentivo à leitura.

O programa foi lançado em 2010 com a participação de 16 escolas, e em 2014 atinge todas as 43 do Ensino Fundamental. Segundo Eunice, o Fome de Ler começou em março com as escolhas dos escritores e cada escola recebeu 100 livros dos autores para as bibliotecas. Ela acrescenta, que, em 2014, já foi realizado o projeto piloto Fominha de Ler, nas escolas de Educação Infantil, que participarão do programa em 2015.

Visita nas escolas

A escritora mineira Paula Pimenta visitou três escolas municipais de Canoas na quarta-feira (6). Ela é conhecida nacionalmente pelos 12 livros infantojuvenis publicados e também é colunista da Revista Veja. A escritora lançou o livro “Apaixonada por Histórias” na Feira do Livro de Porto Alegre.

“É muito importante esse contato com os alunos, que são meus leitores, e sanar dúvidas e curiosidades sobre os personagens e as histórias”, enfatizou a escritora. A carreira de Paula começou em 2001, com o lançamento do livro de poemas “Confissão”, que foi relançado em 2013. “Mas eu escrevo desde criança. Busco muita inspiração relembrando minha adolescência”, acrescentou.

Entre os livros de Paula Pimenta, um dos mais conhecidos dos alunos de Canoas é “Fazendo Meu Filme 1 – A Estréia de Fani”. Sobre esta obra foi feita a maioria das perguntas dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo I, no Bairro Santo Operário, à escritora. A trama conta a história de uma adolescente como tantas outras. Adora suas melhores amigas, precisa estudar para passar de ano, vive apaixonada e é louca por cinema. Um dia, porém, é convidada para fazer um intercâmbio cultural e vê sua vida mudar completamente.

“Eu não gostava de ler, mas, depois do livro de Paula Pimenta sobre a Fani, mudei completamente. Os personagens são muito legais. Quero ler mais. Quero ler todos os livros dela e vários outros”, garantiu a aluna Gisela Silva da Silveira, 13 anos, do 6º ano da EMEF João Paulo I.

A colega Luly Frank, 11 anos, também concorda. “O que mais me chamou atenção foi a realidade dos livros. Parece que podemos encontrar os personagens em qualquer lugar. É tudo muito real”, explicou.

Shaiene de Souza Rodrigues, 14 anos, diz que se identificou muito com as histórias. “Antes eu não me interessava por leitura. Agora mudei. Eu me identifiquei com o perfil da personagem Priscila e sua convivência com as amigas. O dia a dia dela parece com o meu”, garantiu. Paula Pimenta também visitou as EMEF Dr. Nelson Paim Terra, no Bairro Rio Branco, e Prefeito Edgar Fontoura, na Vila Machadinho.

No Ceia

Pela primeira vez os alunos do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) participam do Programa Fome de Ler. Conforme a coordenadora administrativa do Ceia, Denise Wedman, no dia 20 de novembro, os 245 alunos, junto com familiares e comunidade escolar, receberão a visita do escritor Hermes Bernardi. Ele vai falar sobre o livro “Dez Casas e um Poste que Pedro Fez”. O Ceia está localizado na Rua Rio de Janeiro, 360, no Bairro Mathias Velho.

(*) Com informações da Prefeitura de Canoas


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora