Cidades
|
23 de maio de 2014
|
18:45

Trânsito de Porto Alegre durante a Copa será impactado somente nos dias de jogos, afirma EPTC

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, detalhou os principais bloqueios no trânsito durante os dias dos jogos | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Nícolas Pasinato 

Restando 20 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou, nesta sexta-feira (23), no Centro Integrado de Comando da cidade (Ceic), esquema especial de trânsito e transporte para o evento. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o impacto na mobilidade na Capital ocorrerá somente nos cinco jogos sediados no estádio Beira-Rio. Cappellari detalhou os principais bloqueios no trânsito durante os dias dessas partidas.

Os jogos da Copa do Mundo, em Porto Alegre, serão realizados nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho. Ao todo, serão dez vias com bloqueios totais ou parciais, com restrição de veículos em sete vias próximas ao estádio. A exceção é para veículos cadastrados pela prefeitura, por meio da campanha Vizinho da Copa.  As vias com maior trecho bloqueado ao tráfego de veículos serão as avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva (entre a Ipiranga e a Padre Cacique), as duas restritas nos dois sentidos de circulação. Nessas vias, só será permitido acesso de veículos autorizados pela Fifa. Nos dias do Fan Fest, no Anfiteatro Pôr do Sol, a avenida Edvaldo Pereira Paiva poderá ficar bloqueada ao trânsito, entre João Goulart e Rótula das Cuias, conforme a demanda de público. “Ultrapassamos três mil veículos cadastrados de moradores ou pessoas que trabalham em empresas no território da Copa. O pedestre não terá restrição a não ser no entorno do estádio, onde só pessoas com ingresso poderão acessar”, explica Cappellari.

Ele ressalta ainda que a prefeitura de Porto Alegre tem a intenção de ser reconhecida como a melhor cidade em termos de transporte e organização na mobilidade. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, o diferencial da Capital em relação às outras sedes será o chamado Caminho do Gol – trajeto de 4,6 quilômetros, preferencial para pedestres e ciclistas, que contará com diversas atrações culturais e serviços para os torcedores.

Ao todo, serão mil funcionários da empresa envolvidos com o monitoramento, a organização e a divulgação de informações de mobilidade urbana para os turistas e a população. Deste grupo, 721 profissionais fizeram cursos de inglês ou espanhol oferecidos pela prefeitura.

Bloqueios e restrições de trânsito nos cinco dias de jogos 

| Foto: Reprodução
Ao todo, dez vias serão bloqueadas totais ou parcialmente, com restrição de veículos em sete vias próximas ao estádio | Foto: Reprodução/PMPA

• av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Ipiranga e a Padre Cacique, nos dois sentidos de circulação;
• av. Padre Cacique, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos;
• av. Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro I, somente na pista sentido Centro-Bairro;
• av. Aureliano de Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias, sentido rótula-Borges;
• rua Monroe, toda a via;
• rua Otávio Dutra, entre a Padre Cacique e a rua Silveiro;
• rua Dona Amélia, toda a via;
• rua Gen. Oliveira Freitas, toda a via;
• rua Miguel Couto, entre a Padre Cacique e a Silveiro;
• rua Barão do Cerro Largo, entre a Padre Cacique e a rua Antenor Lemos.

Alterações nas linhas de ônibus 

Em razão dos bloqueios e restrições de trânsito, a EPTC planejou o desvio de mais de 60 linhas regulares de ônibus, nos dias das partidas no Beira-Rio. As mudanças acontecem somente na região do Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho, em razão do Caminho do Gol.

O desvio será pela avenida João Pessoa, acesso sob o viaduto, seguindo pela Loureiro da Silva, rua Lima e Silva, rua  Fernando Machado,  Borges de Medeiros (bairro-cento), Salgado Filho, e retornando à avenida João Pessoa, de onde segue itinerário normal.

Além das mudanças no Centro, 27 linhas de ônibus da zona Sul, que circulam pelas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique, terão seus itinerários alterados: 110 – Restinga Nova; 110.1 – Restinga; 111 – Restinga Velha; 111.2 – Rest .Velha/ Hípica; 149 – Icaraí; 149.1 – Icaraí/ Taquary; 165 – Cohab; 170 – Jd. das Palmeiras; 171 – Ponta Grossa; 173 – Camaquã; 176 – Serraria/ Rodoviária; 176.1 – Serraria/ Ouriques; 177 – Menino Deus; 178 – Praia de Belas; 179 – Serraria; 179.2 – Serraria/ Osv. Cruz; 180 – Diário; 184 – Juca Batista; 186 – Liberal; 187 – Padre Réus; 187.1 – Pe. Réus/ Massot; 188 – Assunção; R1 – Jd. Vila Nova; R3 – Esperança; R5 – Ponta Grossa; R81 – Campo Novo; R84 – Juca.

Desvios 

Centro-Bairro: Borges de Medeiros (bairro-centro), Salgado Filho, Avaí, Loureiro da Silva, José do Patrocínio, rua da República, Praia de Belas, Botafogo, Érico Veríssimo, Gastão Mazeron, Cascatinha, Carlos Barbosa, Moab Caldas, Divisa, Comandaí, Butuí e Icaraí.

Bairro-Centro: Icaraí, Inhanduí, Comandaí, Divisa, Moab Caldas, Niteroi, Gomes Carneiro, Cel. Neves, Carlos Barbosa, Cascatinha, Érico Veríssimo, José de Alencar, Borges de Meiros ou Praia de Belas, Salgado Filho.

Para quem vai assistir os jogos no Beira-Rio

A principal alternativa de deslocamentos em dias de jogos será o transporte público. Serão disponibilizadas quatro linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e dez de lotação atendem as proximidades do estádio. Os pontos de parada para o transporte público – ônibus, lotação e táxis – ficarão localizados ao longo das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros.

Para deslocamento a pé, a principal alternativa em dias de jogos será a avenida Borges de Medeiros, que terá a pista sentido centro-bairro bloqueada para veículos no projeto Caminho do Gol. Os ciclistas podem utilizar o sistema BikePoa, de bicicletas compartilhadas, que possibilita deslocamento do Centro Histórico, Cidade Baixa ou Bom Fim até as proximidades do estádio Beira-Rio.

Ponto facultativo 

Uma das estratégias para desafogar o trânsito nos dias de jogos no Beira-Rio foi a adoção do ponto facultativo. Conforme Cappellari, haverá diminuição circulação de automóveis com essa medida, uma vez que há muitos órgãos públicos localizados ao longo do caminho que dá acesso ao estádio. Além disso, a rede escolar decidiu que não haverá aulas nos dias das partidas.

Transporte Coletivo

mapa 14_pontos de parada transporte público
Mais de 30 linhas de ônibus regulares atendem as proximidades do estádio | Foto: Reprodução/PMPA

Mais de 30 linhas de ônibus regulares atendem as proximidades do estádio. São 27 linhas da Zona Sul e as linhas transversais da Carris (T2, T2A, T5 e T7). Além delas, serão disponibilizadas quatro linhas especiais de ônibus para a Copa: a Centro-Estádio, a Aeroporto-Estádio, a PUC-Estádio e a Jockey-Estádio. As linhas circularão somente nos dias de jogos do Mundial, com valor de tarifa comum – R$ 2,95.

Outra opção será a linha seletiva Aeroporto-Hotéis, ligando a chegada à Capital aos principais pontos de hospedagem em Porto Alegre. A linha será implantada em caráter permanente, ficando como legado para o transporte público após a Copa. O valor do serviço executivo será de R$ 5,00.

Estacionamentos

Ao todo, serão cinco zonas de estacionamento, duas para veículos particulares e três para ônibus fretados e turismo. Nas áreas de restrição, com acesso somente à circulação de veículos moradores ou funcionários, não será permitido estacionar nas vias.

Veículos particulares

Jockey Club – Av. Diário de Noticias s/nº. Capacidade de 2,5 mil vagas.
Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Avenida Ipiranga, 6681. Capacidade de 2 mil vagas.

Ônibus fretados ou turismo

Av. Praia de Belas (terreno próximo ao shopping) – Capacidade de 55 ônibus.
Cais do Porto (ao lado da Usina do Gasômetro) – Capacidade de 80 ônibus.
Cais do Porto (Armazém CESA) – Capacidade de 250 ônibus.

Rotas para evitar a região do estádio Beira-Rio 

mapa 11_rotas para evitar região beira-rio
Para quem não vai participar dos jogos e das atividades paralelas, o principal trajeto para deslocamentos nos cincos dias de evento, do Centro para a zona Sul, será utilizar a Terceira Perimetral | Foto: Reprodução/PMPA

Para quem não vai participar dos jogos e das atividades paralelas, o principal trajeto para deslocamentos nos cinco dias de evento, do Centro para a zona Sul, será utilizar a Terceira Perimetral. Outra opção são as avenidas Érico Veríssimo ou Azenha. Quem se deslocar da zona Sul ao Centro e quiser evitar a região do estádio, deverá utilizar a Terceira Perimetral ou a avenida Oscar Pereira, acessando a Azenha ou Érico Veríssimo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora