Cidades|Em Destaque
|
2 de fevereiro de 2014
|
15:44

Nossa Senhora dos Navegantes reúne 100 mil pessoas em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Irmandade dos Navegantes (Facebook)
Foto: Irmandade dos Navegantes (Facebook)

Milton Ribeiro

Para os ateus e indiferentes que dormiram a quente manhã deste domingo (2) em Porto Alegre, houve uma grande procissão em que foi levada uma boneca de gesso sob grande calor. Porém, para os fiéis, a manhã deste domingo foi o momento de levar a estátua de Nossa Senhora de Navegantes sem se importar com a temperatura. Segundo estimativa da Brigada Militar, pelo menos 100 mil pessoas participaram da procissão de Nossa Senhora de Navegantes. Os fiéis seguiram o cortejo de cinco quilômetros, que saiu às 8h da Igreja do Rosário, na rua Vigário José Inácio, no Centro, e passou pelas avenidas Mauá, Castelo Branco, Sertório e seguiu até a praça em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Cidade de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada a padroeira da cidade. A expectativa da organização do evento era de que 160 mil fiéis acompanhassem a procissão por terra. A diminuição do público ocorreu em função da greve dos rodoviários, que completa uma semana nesta segunda-feira. Mesmo com passe livre, nenhum ônibus circulou na Capital.

A Festa de Navegantes em Porto Alegre é a maior festa religiosa da cidade brasileira de Porto Alegre, e homenageia Nossa Senhora dos Navegantes e seu sincretismo afro-brasileiro. | Foto: Irmandade dos Navegantes (Facebook)
A Festa de Navegantes de Porto Alegre é a maior festa religiosa da cidade. Ela tem a característica de abraçar as religiões afro-brasileiras | Foto: Irmandade dos Navegantes (Facebook)

História

Originalmente constava de uma procissão fluvial, com embarcações que navegavam pelo Guaíba desde o cais do porto, levando a imagem da santa do centro da cidade até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Atualmente, por determinação impeditiva da Capitania dos Portos, a procissão é terrestre, levando a imagem desde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

A designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob mantenutenção de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora