Cidades
|
4 de fevereiro de 2014
|
22:30

Ministério Público de Contas apoia licitação no transporte público e sugere multa a EPTC

Por
Sul 21
[email protected]
Ministério Público de Contas apoia licitação no transporte público e sugere multa a EPTC
Ministério Público de Contas apoia licitação no transporte público e sugere multa a EPTC
Bruno Alencastro/Sul21
Geraldo Da Camino publicou nesta terça-feira (4) parecer sobre relatório de inspeção do TCE na EPTC | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Fernanda Morena

Em documento publicado nesta terça-feira (4) no site do Ministério Público de Contas (MPC), o procurador-geral , Geraldo Da Camino, dá 11 determinações gerais e quatro sugestões à EPTC. O documento é um parecer definitivo do MPC em relação à inspeção especial realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nas planilhas tarifárias de Porto Alegre relativas a 2011, 2012 e 2013. Dentre as sugestões está uma multa ao presidente da empresa pública, Vanderlei Cappellari, por infringência administrativa. Nenhum valor foi estipulado.

– Leia aqui a íntegra do relatório do Ministério Público de Contas

Outra determinação importante é a licitação do transporte público em Porto Alegre em um prazo máximo de 60 dias. A conclusão do período licitatório deverá ocorrer em até 120 dias após a publicação do edital. O anúncio de uma licitação já havia sido feito pelo prefeito José Fortunati na semana passada, após determinação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que deferiu uma liminar obrigando o governo municipal a editar uma licitação em até 30 dias. A prefeitura já afirmou que não irá recorrer da decisão.

Leia mais:
– TCE aponta que faturamento das empresas de ônibus de Porto Alegre superou R$ 481 milhões em 2011
– Inspeções em planilhas do transporte público ocorrerão em outras cidades, diz presidente do TCE-RS

Na próxima quarta-feira (12), o TCE irá julgar o relatório da inspeção especial. Os conselheiros do órgão poderão ou não acatar as recomendações feitas pelo MPC.

Cálculo tarifário e retomada da gestão sobre a bilhetagem eletrônica

O parecer do MPC, que possui 71 páginas, aponta irregularidades no cálculo das tarifas. Dentre as sugestões está a indicação do uso de uma metodologia de cálculo “mais adequada à realidade do mercado”; a utilização da quilometragem real dos veículos como base para o cálculo em detrimento do tamanho da frota.

Os ônibus que compõem a frota reserva também devem ficar fora da conta ou limitados a um máximo de 10% em relação à frota operante. Em 2013, por provocação do MPC, o TCE já havia determinado que o cálculo para o reajuste da tarifa considerasse somente a frota operante de ônibus – e não a frota total, como ocorria até aquele ano.

O MPC ainda sugere que a EPTC tome a frente do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), hoje controlado pela Associação dos Transportes de Passageiros (ATP) e que exclua da mensuração da lucratividade das empresas despesas com a ATP e taxas administrativas do consórcio.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora