Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
2 de março de 2017
|
21:37

Temer anuncia Aloysio Nunes para o Itamaraty

Por
Sul 21
[email protected]
Temer anuncia Aloysio Nunes para o Itamaraty
Temer anuncia Aloysio Nunes para o Itamaraty
Aloysio Nunes Ferreira substituirá José Serra no Itamaraty | Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Do Brasil247

O presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira (2) o nome do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) para o cargo de ministro das Relações Exteriores.

José Serra deixou o ministério da semana passada, alegando motivos de saúde. Durante sua permanência no comando da pasta, ele brigou com países vizinhos e não conseguiu fazer com que o Brasil tivesse nem o respeito dos Estados Unidos.

Já Aloysio, delatado pelas empreiteiras na Lava Jato, viajou aos Estados Unidos antes do golpe para pedir apoio à deposição da presidenta eleita Dilma Rousseff. O anúncio de Temer foi feito após uma reunião de Aloysio com Temer nesta tarde, no Palácio do Planalto.

O senador será mais um na lista de investigados que forma o governo Temer. Ele é alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal, aberto por determinação do ministro Celso de Mello em setembro passado, por possível crime eleitoral de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A investigação tem como base a delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, que disse que Aloysio teria recebido R$ 300 mil de forma oficial e R$ 200 mil em dinheiro via caixa dois para sua campanha ao Senado em 2010. As doações, oficiais ou não, eram pagamentos de propina para obtenção de contratos com a Petrobras, afirmou Pessoa.

Confira o pronunciamento feito para anunciar o nome de Aloysio:

O presidente da República indicou, na tarde de hoje, o Senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, para assumir o Ministério das Relações Exteriores.

Homem público de larga experiência política, seja no Legislativo, seja no Executivo, o Senador Aloysio Nunes Ferreira tem uma longa trajetória de engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional do Brasil.

Seu período como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal é exemplo claro do elevado valor e das importantes contribuições que o Senador Aloysio Nunes Ferreira traz para a promoção e a defesa dos interesses de nossa política externa.

Ao desejar-lhe êxito em sua missão, o Presidente Michel Temer reitera a confiança que já lhe manifestou hoje pessoalmente em sua ampla capacidade de chefiar o Itamaraty.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora