Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
9 de janeiro de 2017
|
11:32

Colóquio na Espanha debaterá efeitos do golpe sobre direitos dos trabalhadores

Por
Sul 21
[email protected]
O objetivo é debater as consequências do golpe do ponto de vista da supressão de direitos sociais e trabalhistas em um cenário internacional de supressão de direitos.

Da Redação

O aumento nos níveis de exploração do trabalho humano subordinado decorrente do golpe de 2016 no Brasil causará a insurgência dos trabalhadores contra o capitalismo?  Para tentar responder a esta e a outras questões, o Instituto Herrera Flores, da Universidade de Sevilha, promoverá no dia 27 de janeiro um colóquio reunindo vários especialistas. O objetivo é debater não só as consequências do golpe do ponto de vista da supressão de direitos sociais e trabalhistas, mas também considerar esse tema no contexto de um processo internacional de destruição de direitos sociais e de uma crescente hegemonia de valores de direita na política e de justificativas ultraliberais para a destruição do Direito do Trabalho em particular.

Participaram do encontro, entre outros pesquisadores,  o advogado e professor Wilson Ramos Filho (Xixo), Nasser Allan, Ricardo Mendonça, Sayonara Grillo Leonardo Silva, Carol Proner, Nuredin Allan e o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas,. O professor Antonio Baylos, um dos juristas laborais mais importantes da atualidade, também participará do evento.

Hoje, assinalam os organizadores do colóquio, este ramo do Direito surgido historicamente como amortecedor da “luta de classes” aparenta ser descartável, em um cenário onde as elites políticas e econômicas não temem as consequências decorrentes da ampliação da exploração capitalista que precariza condições de trabalho, de remuneração e de vida de milhões de trabalhadores.

Para aprofundar essa discussão que já se desenvolve em muitos movimentos sociais e sindicatos, ocorrerá uma mesa-redonda com um grupo de pesquisadores e estudantes do curso de Teorias Críticas do Direito, Interculturalidade e desenvolvimento, dos doutorandos que estudam relações de Trabalho e dos alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Direitos Humanos para brasileiros. Após uma intervenção inaugural a cargo do professor Antonio Baylos, cada participante terá 10 minutos para comentários, seguindo-se um debate entre os participantes da mesa e os convidados. A programação do encontro é a seguinte:

Colóquio de Teoria Crítica dos Direitos Humanos: Trabalho, Retrocessos Sociais e Alternativas

27 de janeiro – Sexta-feira – 10:00-14:00

Coordenação: Wilson Ramos Filho (Xixo)

Supervisão metodológica: Carol Proner (UNIA/UPO y UFRJ)

Participantes:

– Antonio Baylos (UCLM)

– Sayonara Grillo Leonardo da Silva (UFRJ)

– Nasser Ahmad Allan (Instituto Declatra)

– Fernanda Giorgi (Instit. Lavoro y sócia do LBS)

– Maria José Fariñas (Universidad Carlos III)

– Marcial Sánchez Mosquera (Universidad de Sevilla)

– Roberto Caldas (Roberto&Mauro advogados)

– Noélia Rodriguez (Instituto JHF)

– Prudente Silveira Mello (CESUSC)

– Esther Carrizosa Prieto (UPO)

– Marthius Sávio Cavalcante Lobato (UnB)

– João Vitor Smaniotto(UNIGUAÇU)

– Pastora Filigrana (Membro da Cooperativa de Advogados Jarsia e ativista do Sat)

Representando os doutorandos:

– Ricardo Mendonça

– Luiz Alberto Vargas

Representando os alunos:

– Nuredin Ahmad Allan


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora