Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
17 de novembro de 2016
|
20:01

Desmonte da comunicação pública promove propaganda do governo

Por
Sul 21
[email protected]
Desmonte da comunicação pública promove propaganda do governo
Desmonte da comunicação pública promove propaganda do governo
Perguntas foram todas apresentadas por jornalistas conhecidamente comprometidos com o discurso da mídia hegemônica | Foto:  Beto Barata/PR
Perguntas foram todas apresentadas por jornalistas conhecidamente comprometidos com o discurso da mídia hegemônica | Foto: Beto Barata/PR

Heloisa T. Machado

The Intercept

A polêmica edição do programa Roda Viva exibida na última segunda-feira (14), produzida pela TV Cultura, de São Paulo, e transmitida nacionalmente pela TV Brasil, é o maior exemplo do uso indevido dos meios de comunicação públicos, numa tentativa de transformá-los em “chapa branca”. Michel Temer foi o entrevistado do programa, e as perguntas foram todas apresentadas por jornalistas conhecidamente comprometidos com o discurso da mídia hegemônica.

Até o momento crucial do impeachment da presidenta Dilma, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), mesmo que lhe pesem alguns erros e contradições, representou, para os que acreditam na comunicação pública, um espaço de exercício democrático, onde a expressão do contraditório, raramente presente na grande mídia conservadora e privada, pode se realizar.

Criada em 2008, por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso, com apoio dos movimentos sociais e dos produtores independentes de audiovisual, a EBC nasceu a partir da Carta de Brasília, produzida pelo I Forum de TVs Públicas, em 2007, e entregue ao então presidente Lula. Porém, no alvorecer do que chamamos de golpe, apesar de seus aspectos aparentemente institucionais, outra medida provisória, assinada pelo então presidente em exercício, Rodrigo Maia (durante viagem de Michel Temer), surgia como vetor de forças em sentido contrário ao da MP que criou a EBC. A MP 744 dissolveu justamente o centro democrático da empresa, o Conselho Curador. A partir daí, um verdadeiro desmonte das principais estruturas da organização da EBC foi iniciado ali e continua em curso.

Lenha a matéria completa no Intercept Brasil.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora