Breaking News|Últimas Notícias>Geral
|
11 de junho de 2016
|
16:56

Vídeo resgata memória de ex-aluno do Julinho morto por fascistas no Chile

Por
Sul 21
[email protected]
Nilton Rosa da Silva (Reprodução)
Nilton Rosa da Silva (Reprodução)

 Marco Weissheimer

O Comitê Carlos de Ré da Verdade e da Justiça produziu um vídeo resgatando a memória do poeta cachoeirense Nilton Rosa da Silva, ex-aluno do Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, assassinado no Chile, no dia 15 de junho de 1973, por paramilitares de direita, três meses antes do golpe contra o presidente Salvador Allende.

Dirigido por Paulo de Tarso Riccordi e Raul Ellwanger, o vídeo intitulado “Um poeta da América!” conta um pouco da história de Nilton Rosa da Silva que deixou o Brasil da ditadura em 1971 para ir viver no Chile, então sob o governo democrático de Allende. Juntamente com Luiz Eurico Tejera Lisbôa (Ico Lisbôa) e Jorge Basso, Nilton integra o grupo de alunos do Julinho que foram vítimas fatais das ditaduras no Brasil, na Argentina e no Chile. Desde 1976, Jorge Basso integra o grupo de desaparecidos na Argentina, durante a ditadura militar que também assolou aquele país na década de 1970.

No campus do Instituto Pedagógico, em Santiago do Chile, Nilton Rosa da Silva conviveu com Lumi Videla, assassinada em 1974, durante uma sessão de tortura. De 1971 a 1973, ele viveu em Santiago do Chile onde foi assassinado por paramilitares fascistas do grupo Patria y Libertad, em frente à sede do Partido Socialista, três meses antes do golpe comandado pelo general Augusto Pinochet. No Chile, aos 24 anos, Nilton publicou um caderno de poesia intitulado “Hombre – America”. Cachoeira do Sul, terra natal de Nilton (nasceu em 2 de fevereiro de 1949), homenageou-o com a criação do Espaço Cultural Orelinha (um de seus apelidos), localizado na praça central da cidade.

Leia também: Nilton da Silva virou jacarandá: um brasileiro morto pela ultradireita no Chile

Foto: (Raul Ellwanger/ Arquivo pessoal)
Foto: (Raul Ellwanger/ Arquivo pessoal)

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora