Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
29 de junho de 2014
|
19:13

Convenção do PMDB gaúcho oficializa candidatura de José Ivo Sartori ao Piratini e apoio a Eduardo Campos

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Juliano Antunes/Sul21
Cercado de apoiadores, José Ivo Sartori disse que não irá olhar para trás, nem procurar culpados pelos problemas do estado | Foto: Juliano Antunes/Sul21

Samir Oliveira

Milhares de militantes do PMDB gaúcho compareceram na manhã deste domingo (29) à convenção que oficializou a candidatura de José Ivo Sartori ao Palácio Piratini. O evento partidário também chancelou a aliança com PSD, PSB, PPS, PHS, PTdoB, PSL e PSDC. A chapa majoritária será integrada, também, pelo empresário José Paulo Cairoli (PSD), como candidato a vice-governador, e pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB) como candidato ao Senado.

O encontro também aprovou a nominata de mais de 300 candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. Vereadores do PMDB de Porto Alegre, como Valter Nagelstein e Lourdes Sprenger, irão concorrer neste ano. O sindicalista Júlio Gamaliel, que é presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre e vereador em Alvorada, irá disputar uma cadeira na Câmara. Assim como o filho do senador Pedro Simon, Thiago Simon.

Durante os pronunciamentos, Sartori evitou atacar diretamente seus adversários. A tarefa coube ao vice e ao candidato ao Senado, além dos presidentes partidários e dos concorrentes na disputa proporcional. Uma das críticas mais contundentes veio de Thiago Simon, que qualificou o governo Tarso Genro (PT) de “fraco, insuficiente e incompetente”.

Último governador eleito pelo PMDB no estado, Germano Rigotto não estava presente na convenção. Outros líderes do partido, como José Fogaça, Ibsen Pinheiro e Pedro Simon, compareceram ao Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

“Regresso ao lar não para ficar em casa tomando banho e cafezinho”, disse Simon

Despedindo-se do mandato de senador, já que não irá mais disputar cargos eletivos, Pedro Simon fez um discurso longo e emocionado na convenção no PMDB. Ovacionado pelos militantes e aplaudido em diversos momentos, o político lembrou da luta contra a ditadura militar e da escolha pela política institucional como forma de resistência, em vez da luta armada.

Foto: Juliano Antunes/Sul21
Despedindo-se do mandato, Pedro Simon disse que não irá abandonar a vida política | Foto: Juliano Antunes/Sul21

“Não tínhamos outro caminho senão a tribuna da oposição. Muitos queriam a luta armada, mas nós dissemos que esse caminho levaria a uma guerra civil”, comentou. O senador também destacou que, de um lado, estava a oposição ao regime, e, do outro, estavam “os militares, a igreja, a alta burguesia e a grande imprensa”.

Confirmando seu desejo não disputar mais eleições, Pedro Simon disse que não ficará retirado da vida política e se colocou à disposição para trabalhar pela campanha de José Ivo Sartori. “Regresso ao lar não para ficar em casa tomando banho e cafezinho, mas para continuar a caminhada em nome de todos vocês”, disse.

O senador ainda criticou o governo de Dilma Rousseff e manifestou seu apoio ao presidenciável Eduardo Campos (PSB), que terá o palanque do PMDB no Rio Grande do Sul. “O Campos não terá maioria no Congresso e governará com o povo”, projetou.

Sartori defende “construção de um novo tempo para o Rio Grande”

O discurso de José Ivo Sartori apostou na tônica que está sendo privilegiada pela campanha peemedebista: a palavra “mudança”. Outra marca valorizada na convenção foi a simplicidade do candidato, que é filho de um borracheiro e de uma agricultora e comumente chamado de “gringo” pelos amigos.

Foto: Juliano Antunes/Sul21
Candidato ao Senado, Beto Albuquerque alfinetou adversários durante seu discurso | Foto: Juliano Antunes/Sul21

“Eu acredito e tenho fé que nós vamos construir um Rio Grande novo de novo”, disse o peemedebista. Comedido, Sartori evitou atacar seus adversários e disse que “todos os governadores tentaram o melhor para o nosso estado”.

Por fim, o ex-prefeito de Caxias do Sul defendeu a candidatura de Eduardo Campos à presidência da República, dizendo que o socialista representa “um sentimento de mudança”. “Estamos juntos com Eduardo Campos porque acreditamos que é possível fazer um outro debate”, comemorou.

Beto critica Olívio Dutra e Lasier Martins

Candidato ao Senado, Beto Albuquerque aposta no fato de ser mais jovem que seus dois principais adversários como forma de atrair outro tipo de eleitorado. Em seu discurso na convenção, o parlamentar criticou as candidaturas do ex-governador Olívio Dutra (PT) e do comunicador Lasier Martins (PDT), sem citar seus nomes.

Referindo-se a Olívio, de quem foi secretário estadual de Transportes, Beto disse que se trata de “um (candidato) que estava aposentado e foi chamado na marra para salvar a imagem de um partido que se desmancha”. Quanto a Lasier Martins, o candidato lembrou que o jornalista dedicou sua carreira a criticar os políticos e os partidos e “nunca realizou nada, a não ser falar sozinho e nunca ouvir ninguém”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora