Batalha da Água > Cidades
|
9 de julho de 2018
|
16:26

Canoenses vão pagar mais com PPP da Corsan, diz deputado

Por
Sul 21
[email protected]
Canoenses vão pagar mais com PPP da Corsan, diz deputado
Canoenses vão pagar mais com PPP da Corsan, diz deputado
Deputado Nelsinho Metalúrgico. (Foto: Caroline Ferraz/Sul21)

Da Redação (*)

O mandato do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico promove, quarta-feira (11), um seminário para tratar da Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Canoas. O evento ocorrerá na Câmara de Vereadores do município, a partir das 18h30, e contará com a participação de vereadores, gestores públicos e entidades de classe como o Sindiágua.

Por meio da PPP, o governo José Ivo Sartori (MDB) Corsan quer entregar para a iniciativa privada os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana. Nas cidades que adotaram esse modelo, os consumidores tiveram reajuste de até 100% no valor pago sobre o consumo de água, alerta o deputado.

Além disso, Nelsinho Metalúrgico assinala que a Corsan deixou de captar R$ 216 milhões a fundo perdido para investir na coleta e tratamento de esgoto em Canoas. “Com esse investimento público, Canoas chegaria a 70% de cobertura de esgoto sem precisar da privatização dos serviços”. O deputado diz ainda que boa parte da rede de esgoto de Canos já está pronta e foi construída com recursos da sociedade.

“Os governos Lula e Dilma, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), investiram outros R$ 700 milhões em obras de esgoto no Rio Grande do Sul. Com a PPP da Corsan, o governo Sartori entrega esse investimento de graça à iniciativa privada, que passará a cobrar a taxa de esgoto em cima de uma estrutura feita com dinheiro público”, acrescenta o parlamentar.

O modelo de PPP da Corsan prevê a concessão do serviço de esgoto por 35 anos. “A empresa começa ganhando sem investir um centavo”, diz Nelsinho Metalúrgico. Para ele, a PPP só se justifica em municípios que não têm uma rede de saneamento instalada. “A Corsan é plenamente capaz de arcar com os investimentos que faltam em Canoas e cobrar por eles de forma justa. Já a inciativa privada visa somente o lucro. Quem vai pagar a conta é a população”, conclui o deputado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora