Fortunati anuncia retirada da candidatura à Prefeitura de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Fortunati anuncia retirada da candidatura à Prefeitura de Porto Alegre
Fortunati anuncia retirada da candidatura à Prefeitura de Porto Alegre
Fortunati fez o anúncio em uma live na página do PTB de Porto Alegre. (Reprodução/Facebook)

Da Redação

José Fortunati (PTB) não é mais candidato à Prefeitura de Porto Alegre. Faltando quatro dias para a eleição, o ex-prefeito anunciou a retirada da sua candidatura na manhã desta quarta-feira (11). “Infelizmente, fomos surpreendidos, na última segunda-feira, pelo Tribunal Regional Eleitoral impugnando meu candidato a vice, e pondo minha chapa em xeque”, afirmou Fortunati, em transmissão por rede social. “Um decisão absolutamente política, tomada na última semana da campanha!”, exclamou.

Na última segunda-feira, por 6 votos a 0, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) indeferiu o registro da candidatura de André Cecchini (Patriota) a vice-prefeito de Porto Alegre na chapa de Fortunati. O tribunal considerou que Cecchini não cumpriu o prazo legal para filiação partidária, uma vez que ele trocou o DEM pelo Patriota após a data limite de 7 de abril.

No pronunciamento de hoje, Fortunati rechaçou de modo veemente a decisão proferida pelo TRE-RS. Lembrou que a situação do seu vice havia recebido sentença favorável no dia 18 de outubro e, na ocasião, estava dentro do prazo legal para substituição, se fosse necessário. Fortunati destacou que o indeferimento da candidatura de Cecchini na última semana da campanha eleitoral contraria a lei eleitoral e resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estipula o prazo de até 20 dias antes da eleição para decisões semelhantes.

O agora ex-candidato à Prefeitura de Porto Alegre definiu como “política” a decisão do TRE-RS. “Não se trata simplesmente de uma decisão judicial, mas uma decisão judicial com claro cunho político para inviabilizar uma candidatura com grande chance de chegar ao segundo turno”, afirmou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora