Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
24 de maio de 2020
|
22:04

RS já tem 6.470 casos de coronavírus; 70% dos leitos de UTI estão ocupados

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Nas últimas 24h, 137 novos casos de covid-19 e 4 óbitos pela doença foram registrados no Rio Grande do Sul, segundo informado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no final da tarde deste domingo (24). Com os novos dados, o RS chega a 6.470 casos confirmados do novo coronavírus, em 257 cidades, e 180 mortes.

Leia mais:
Reabertura do comércio: ‘Estamos olhando para ambientes e superfícies quando o risco está na interação’
A arte e o vírus: quatro histórias de quem vive dos espetáculos sem data para voltar

Os quatro óbitos aconteceram nos municípios de Caçapava do Sul (mulher, 58 anos), Canela (mulher, 51 anos), Passo Fundo (mulher, 70 anos), Porto Alegre (homem, 74 anos).

Porém, como tem acontecido ao longo do último mês, os dados da SES mostram uma defasagem em relação aos números divulgados pelos municípios estaduais. Neste domingo (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo confirmou que a cidade teve dois óbitos por coronavírus e não apenas um, como informado pela SMS. A segunda morte registrada pela Secretaria do município foi uma mulher de 77 anos, que, assim como a outra paciente, estava internada em um dos hospitais locais.

No novo boletim da SES, os municípios que mais registraram casos nas últimas 24h foram Garibaldi (21), Estrela (18) e Carlos Barbosa (16). Lajeado continua aparecendo como a cidade com maior número de casos de covid-19, com 870 confirmados e 16 mortes registradas. O município é seguido por Porto Alegre (602 casos e 28 mortes), Passo Fundo (481 casos e 30 mortes) e Bento Gonçalves (427 casos e 7 mortes).

 

Internações hospitalares

A atualização deste domingo também aponta que a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto no RS é de 70,3%, ou seja, dos 1.854 leitos de UTI adulto disponíveis no Estado, 1.304 estão ocupados. Já a taxa de ocupação dos leitos fora de UTI adulto com pacientes confirmados ou suspeitos de coronavírus é de 7.5% – o levantamento contabiliza hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados.

Nas UTIs pediátricas do Estado, 3 pacientes confirmados com covid-19 e 9 com suspeita da doença ou com outra SRAG estão internados. Fora das UTIS pediátricas, há 1 caso confirmado de coronavírus e 17 suspeitos em internação.

Internações hospitais no RS. Arte: Reprodução/Governo do Estado

Atualização de ‘bandeiras’

No último sábado (23), as ‘bandeiras’ do sistema de Distanciamento Controlado, que determinam os protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus no Estado foram atualizadas. Com a terceira atualização do Distanciamento Controlado, 12 de um total de 20 regiões gaúchas passaram a ter a classificação de bandeira laranja, o que significa que as regiões estão com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do coronavírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

A principal mudança da nova atualização foi em três regiões que estavam com cor laranja e tiveram nível de restrição reduzido, recebendo a bandeira amarela, que significa risco médio ou baixo: Uruguaiana, Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul. Com isso, o levantamento apresenta oito regiões do RS com risco baixo e a maior parte do território gaúcho com risco epidemiológico médio para a covid-19. De acordo com a atualização, o Estado permanece sem bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo) e o novo mapa com as bandeiras atualizadas é válido de 25 a 31 de maio.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora