Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
23 de maio de 2020
|
22:29

RS atualiza ‘bandeiras’ do distanciamento controlado e registra mais de 400 novos casos de coronavírus

Por
Sul 21
[email protected]
Após novo decreto, que permite a reabertura de setores do comércio como bares, restaurantes, lojas e shoppings, o movimento pelas ruas de Porto Alegre já geram aglomerações. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação 

As ‘bandeiras’ do sistema de Distanciamento Controlado, que determinam os protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus no Rio Grande do Sul, foram atualizadas e divulgadas na tarde deste sábado (23) pelo governo do Estado. Com a terceira atualização do Distanciamento Controlado, 12 de um total de 20 regiões estão classificadas com bandeira laranja – na atualização anterior, 15 regiões estavam nessa classificação. A nova bandeira significa que as regiões estão com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do coronavírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Leia mais:
Entenda como funciona o sistema de Distanciamento Controlado
Após 4 dias com poucos registros de covid-19, RS contabiliza mais de 1,1 mil casos de uma única vez

A principal mudança na nova atualização é em três regiões que estavam com cor laranja e tiveram nível de restrição reduzido, recebendo a bandeira amarela (risco médio/baixo): Uruguaiana, Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul. Com isso, o levantamento apresenta oito regiões do RS com risco baixo e a maior parte do território gaúcho com risco epidemiológico médio para a covid-19. De acordo com a atualização, o Estado permanece sem bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo) e o novo mapa com as bandeiras atualizadas é válido de 25 a 31 de maio.

‘Bandeiras’ do sistema de Distanciamento Controlado foram atualizadas. Foto: Reprodução/Governo do RS

A partir deste sábado, apenas os casos de coronavírus que geraram hospitalização foram usados para medir a propagação do vírus, levando em consideração os seus locais de residência. Nos dias anteriores, o governo do Estado estava usando todos os casos confirmados por testes moleculares (RT-PCR) para medir dois dos 11 indicadores usados no sistema de Distanciamento Controlado, que seriam a velocidade do avanço e incidência de novos casos na população, que mede os novos casos nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes.

Porém, segundo o governo do RS, o dado vinha gerando distorções entre as regiões e aumentando o nível de risco e de restrição para aquelas que vinham realizando um número maior de testes. Esse fato motivou a antecipação da alteração da medida da propagação do vírus.  “Por se tratar de um modelo inédito e inovador, nós viemos desde o início fazendo análises constantes e coletando sugestões para aprimorá-lo. Essa alteração surgiu desse monitoramento e diálogo com prefeitos e especialistas”, afirmou Leite.

Conforme o governo do Estado, as principais alterações das últimas duas semanas apresentadas pela terceira rodada do sistema de Distanciamento Controlado são:

– O número de óbitos por Covid-19 aumentou 13,3% entre as duas últimas semanas (de 30 para 34)
– O número de internados em UTI por SRAG aumentou 7,56% no Estado entre as duas últimas sextas-feiras (225 para 242)
– O número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 18,50% entre as duas últimas sextas-feiras (173 para 205)
– O número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS reduziu 3,10% entre as duas últimas sextas-feiras (129 para 125)
– O número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 no RS aumentou 6,85% entre as duas últimas sextas-feiras (de 467 para 499)

Novos casos de coronavírus

Também na tarde deste sábado (23), a Secretaria da Saúde do Estado (SES) divulgou que 423 novos casos de covid-19 e 4 óbitos pela doença foram registrados nas últimas 24h no Rio Grande do Sul. Com os novos registros, o total de casos confirmados no Estado é de 6.336 e o de mortes decorrentes do coronavírus é de 176.

Os  óbitos decorrentes de coronavírus foram registrados em Bento Gonçalves (mulher, 87 anos), Jaguari (mulher, 80 anos), Passo Fundo (mulher, 81 anos) e Porto Alegre (homem, 79 anos). 

Na atualização deste sábado, Lajeado aparece como a cidade que mais registrou casos nas últimas 24h, com 133 confirmações da doença. Na sequência estão Bento Gonçalves (28),  Estrela (25) e Passo Fundo (20).

Porto Alegre não aparece no boletim da SES, mas, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também divulgados neste sábado (23), a Capital registrou 16 novos casos de pacientes com coronavírus. Com os novos dados, o total de casos confirmados é de 950, o de casos suspeitos é de 2.688 casos suspeitos. Ao todo, 27 óbitos pela doença já foram registrados no município.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora