Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
25 de março de 2020
|
12:29

Porto Alegre confirma primeira morte por coronavírus

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ruas de Porto Alegre esvaziadas devido ao coronavírus. Av. Independência. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde informou no final da noite de terça-feira (24), por meio de postagem no Twitter, que a cidade registrou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. A vítima é uma idosa de 91 anos que estava internada em UTI. Essa é também a primeira morte registrada no Rio Grande do Sul.

Mais cedo, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) havia informado que Porto Alegre tinha 9 pessoas internadas em UTIs com confirmação de coronavírus e outras 26, também internadas em UTIs, sob suspeita. Ele recomentou que a população permaneça praticando o isolamento. “O momento é muito grave, precisamos da conscientização e participação de todos”, disse.

Leia mais:
Sobe para 112 o número de casos confirmados de coronavírus no RS
Brasil tem 46 mortes por coronavírus e mais de 2 mil casos confirmados

Confira o que funciona em Porto Alegre a partir desta segunda (23)

No último boletim com os números da epidemia do novo coronavírus, divulgado antes da confirmação da primeira morte, a Secretaria da Saúde havia informado que Porto Alegre chegara na quarta a 81 casos confirmados — 13 casos novos no dia –, 66 casos suspeitos e 305 casos descartados.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta terça que o número de casos confirmados no Rio Grande do Sul subiu para 112. No boletim epidemiológico divulgado anterior, eram 96 os casos confirmados, o que representa uma alta de 16,6%. Os dados da SES, no entanto, levam em conta apenas 47 confirmações de contaminação pelo novo coronavírus em Porto Alegre.

Isso ocorre porque pasta estadual considera apenas os exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), enquanto a SMS considera em sua conta casos confirmados em laboratórios privados ou federais credenciados pelo Ministério da Saúde, que são reportados também à SES, mas há uma defasagem de tempo entre as duas contabilidades.

Já o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no meio da tarde de terça-feira, indicava a confirmação de 46 mortes em decorrência do novo coronavírus e de 2.201 casos.

Gráfico casos confirmados Porto Alegre 25.3
Fonte: Sul21, com informações da SMS

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora