Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
13 de março de 2020
|
16:51

Governo do RS impõe quarentena para servidores; Porto Alegre descarta, por ora, suspender aulas e eventos

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Rodrigo Balladares M./Minsal/fotospublicas.com

Luciano Velleda

O governo do Estado publicou, nessa sexta-feira (13), decreto com medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Covid-19, o novo coronavírus. O decreto determina que órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta devem suspender, pelos próximos 30  dias, atividades de capacitação, treinamento ou eventos coletivos que reúnam aglomeração de pessoas, assim como viagens de servidores ou empregados para outros estados ou países.

O governo também determinou que servidores e empregados que estiveram em viagem devem comunicar à chefia qual país visitou, mesma medida para quem tem ou teve contato com alguma pessoa com caso de coronavírus confirmado ou suspeito.

Segundo o decreto, servidores que, nos últimos cinco dias ou durante a vigência da determinação, retornaram de países em que há transmissão comunitária do vírus e apresentem sintomas de contaminação pelo Covid-19, deverão ser afastados do trabalho, sem prejuízo do salário, pelo período mínimo de 14 dias ou conforme determinação médica. E aqueles que voltarem de países com transmissão comunitária e não apresentarem sintomas, mesmo esses deverão trabalhar em casa por 14 dias, além de não poderem participar de reuniões presenciais.

Até o momento, o Rio Grande do Sul contabiliza quatro casos confirmados de Covid-19: um em Caxias do Sul, um em Campo Bom, e dois em Porto Alegre. O morador de Campo Bom, primeiro caso confirmado, já está curado.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Plano por etapas 

A Prefeitura de Porto Alegre também tem adotado medidas para prevenir a expansão do coronavírus na cidade, um plano de contingência que determina ações conforme a escala de avanço da pandemia. Atualmente a Capital se encontra no nível 1, estabelecido quando há a confirmação de casos de pessoas que vieram de outros países. O nível 2 será quando se diagnosticar o primeiro caso de transmissão local e, o nível 3, quando houver transmissão sustentada do vírus na cidade.

No atual estágio, as medidas adotadas são a busca ativa de pessoas suspeitas que fazem contato com os órgãos de saúde, a internação, se necessária, e a intensificação das ações de comunicação e prevenção. Segundo a Prefeitura, medidas mais restritivas, como a suspensão de aulas e eventos de massa, só serão adotadas se e quando a cidade alcançar o nível 3 do plano de contingência, ou seja, a transmissão sustentada do vírus em Porto Alegre.

Foto: Luiza Castro/Sul21

“A Secretaria Municipal da Saúde sempre baseia suas ações em critérios técnicos e em evidências científicas que demonstram eficiência e eficácia. Não há ainda motivo para evitar grandes eventos, isso será somente indicado em um nível mais elevado, e dependendo das circunstâncias”, explica a Secretaria. Essa é a justificativa pela qual não foi determinada a realização, com portões fechados, do Grenal de ontem à noite — ou mesmo a suspensão do clássico.

De acordo com o órgão, medidas de restrição podem ser mais prejudiciais do que auxiliares. Como exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde cita declaração do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que deu como exemplo o cancelamento das aulas, medida que pode fazer com que pais e mães deixem seus filhos com avós e, assim, coloquem em risco a população idosa, justamente a mais afetada pelo coronavírus.

O governo de Marchezan também informa que, “graças ao processo de contratualização” feito com instituições como a Irmandade Santa Casa, o Hospital Divina Providência, a Associação Hospitalar Vila Nova e o Instituto de Cardiologia, foi possível ampliar o horário de funcionamento de 18 Unidades de Saúde, abertas 12h por dia, das 7h às 19h ou das 8h às 20h, e outras seis Unidades de Saúde funcionando até as 22 horas.   

Assembleia fechada

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alergs) decidiu, nessa sexta-feira (13), adotar uma série de medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus dentro de suas instalações.

A partir da próxima segunda-feira (16), a Casa estará fechada para o público externo e serão suspensas as audiências públicas, assim como atividades de capacitação e treinamento. O público não poderá acompanhar as sessões plenárias e nem as reuniões de comissões temáticas, que continuarão ocorrendo, porém apenas com a presença de deputados e servidores. A Assembleia recebe, diariamente, em torno de 900 visitantes por dia, provenientes de todas as regiões do estado.

“As medidas não têm intenção de disseminar o pânico, mas sim de evitar que nós possamos chegar no estágio de transmissão comunitária. Portanto, o objetivo é a prevenção. Como estamos tratando de saúde pública, o esforço é para evitar a perda de vidas”, explicou o presidente da Alergs, Ernani Polo (PP), destacando que as medidas podem mudar conforme a evolução da situação da pandemia no Rio Grande do Sul.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora