Últimas Notícias > Política > Areazero
|
12 de dezembro de 2019
|
13:10

Assembleia aprova PL de Eduardo Leite que flexibiliza leis ambientais. ‘Projeto coloca meio ambiente em risco’, diz oposição

Por
Sul 21
[email protected]
Assembleia aprova PL de Eduardo Leite que flexibiliza leis ambientais. ‘Projeto coloca meio ambiente em risco’, diz oposição
Assembleia aprova PL de Eduardo Leite que flexibiliza leis ambientais. ‘Projeto coloca meio ambiente em risco’, diz oposição
Governador Eduardo Leite (PSDB). Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação (*)

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na noite de quarta-feira (11), com 37 votos favoráveis e 11 contrários, o projeto encaminhado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) que institui o novo código ambiental do Rio Grande do Sul. O projeto recebeu uma emenda, de 18 páginas, do líder do governo, Frederico Antunes (PP) durante a sessão. A apresentação dessa emenda foi muito criticada pelos deputados da oposição, que consideraram não ter sido disponibilizado tempo hábil para análise do conteúdo.

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) afirmou que o PL 431/2019, de autoria do Executivo, formaliza a entrega das “riquezas naturais do RS a exploradores sem escrúpulos” no momento em que retira do Estado o papel de fiscalizar o uso do meio ambiente. “É muito grave o que está posto neste projeto, porque altera não só o atual Código Estadual do Meio Ambiente, mas o Florestal. Não são apenas um amontoado de palavras”, alertou o parlamentar. Jeferson Fernandes lembrou ainda que o Código Estadual do Meio Ambiente faz o regramento do uso da água, do ar, das florestas, rios, de espécies ameaçadas de extinção, da proteção das matas, etc, e que resulta da construção coletiva de ambientalistas, educadores, biólogos, técnicos, cientistas, entre outros. E acrescentou:

“O governo propôs a alteração de cerca de 500 artigos do Código Estadual do Meio Ambiente, modificando mais a fundo as regras para licenciamento ambiental, para tramitar em 30 dias. Mas foi derrotado e teve de ampliar para 50, ainda assim, sem que o projeto passe pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo”.

Na mesma linha, as deputadas Luciana Genro (PSOL) e Juliana Brizola (PDT) criticaram o projeto e seu encaminhamento. “São 74 grupos de alterações em relação à proposta original, impossíveis de avaliar nesse curto espaço de tempo. Seria uma decisão açodada e irresponsável”, disse Luciana Genro. Juliana Brizola destacou que as alterações envolvem temas muito complexos para tão pouco tempo de debate.

O deputado Sebastião Melo (MDB) votou a favor do projeto, mas criticou a forma como o governo encaminhou a emenda, que definiu como “atucanada”: “O erro foi muito mais de forma que de conteúdo, a forma como a emenda foi enviada não qualifica a relação com o Parlamento”.

(*) Com informações da Agência de Notícias da AL-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora