Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
18 de outubro de 2019
|
13:36

Feira dos Agricultores Ecologistas celebra 30 anos de vida em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
FAE já reúne três gerações de agricultores e agricultoras produzindo de modo agroecológico. (Facebook/Reprodução)

Da Redação

Instalada desde 1989, na rua José Bonifácio, rua que abriga o Brique da Redenção, em Porto Alegre, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), primeira feira ecológica do Brasil,  está completando 30 anos de vida. Para celebrar a data, os organizadores da Feira prepararam uma programação especial para este sábado (19) e estão convidando a população para celebrar junto com eles o aniversário deste espaço de comercialização de alimentos livres de agrotóxicos e ponto de encontro de pessoas, grupos sociais e entidades interessadas em agroecologia, agricultura familiar, gastronomia e defesa do meio ambiente.

LEIA MAIS:
A geração que nasceu na Feira dos Agricultores Ecologistas e fez da agroecologia um modo de vida
Guardiões de sementes crioulas: uma luta por autossuficiência, sabor e saber
‘Doenças ligadas à alimentação já são principal problema de saúde pública no mundo’

A FAE nasceu do pioneirismo do movimento ambiental gaúcho, com um grupo de pequenos produtores familiares, consumidores e ecologistas que, reunidos em torno da Cooperativa Coolméia, resolveram fazer uma feira ecológica. O motivo foi a comemoração do Dia Mundial da Alimentação e da Semana Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos.

Era outubro de 1989 quando as primeiras bancas foram montadas no canteiro central da José Bonifácio. Em poucas horas toda a produção havia sido comercializada. Daí veio a decisão de repetir a experiência todos os meses, aproveitando também a circulação no local de pessoas da cidade para promover uma discussão democrática do movimento ecológico e abrir espaço para manifestações artísticas populares como música, dança e teatro. No seu segundo ano de existência a feira passou a ser quinzenal e, no terceiro, semanal.

Além de ser um espaço de comercialização de alimentos orgânicos, sem agrotóxicos e produzidos de forma responsável, a feira tem o compromisso de promover a educação ambiental e a troca de vivências e experiências entre homens e mulheres do campo e da cidade. Ela também se transformou em um exemplo de auto-gestão a partir da tomada de decisão compartilhada entre os agricultores familiares ecologistas feirantes e representantes dos consumidores, servindo até hoje de exemplo para outras feiras do Brasil e da América Latina. Hoje a Feira dos Agricultores Ecologistas é um verdadeiro laboratório a céu aberto, inclusive servindo de campo de pesquisa de universidades em temas como agroecologia e auto-gestão participativa.

Neste sábado, ocorrerá a Grande Festa de 30 anos da FAE com um café da manhã coletivo, Bolos, abraço na feira, Rádio Poste com transmissão ao vivo, além de um pocketshow com Rose Nascente. No dia 26 de outubro, a comemoração prosseguirá com uma exposição fotografia documental da propriedade dos agricultores ecologistas FAE (em parceria com Foto Clube Porto Alegrense), e um pocketshow de Remi & amigos

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio (Porto Alegre/RS). Reúne 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas. São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora