Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
29 de maio de 2019
|
22:15

Professores e estudantes estendem faixas em defesa do IFRS utilizando rapel

Por
Sul 21
[email protected]
Uma das faixas estendidas no lado de fora do prédio homenageia Paulo Freire, educador brasileiro reconhecido internacional que virou alvo do governo Bolsonaro. Fotos: Carol Ferraz/Sul21

Da Redação

Estudantes e professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul promoveram um ato em defesa da instituição e contra os cortes promovidos pelo governo Bolsonaro, no final da tarde desta quarta-feira (29), estendendo três grandes faixas no prédio do Campus Porto Alegre, no centro da capital gaúcha. As faixas foram estendidas de uma janela do último andar do prédio por dois professores utilizando a técnica do rapel. Do alto do prédio as três faixas gigantes foram desfraldadas pela parede do prédio, cada uma delas com um significado especial. Quem desceu o prédio utilizando rapel foi Cassiano Pamplona Lisboa, professor de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, do IF-RS.

Segundo Renata Becker, que integra o grupo de estudantes que planejou o ato, a faixa verde faz referência a personagens que lutaram pela educação como Paulo Freire, José Pacheco, Darci Ribeiro e Tião Rocha. A faixa vermelha homenageou lutadores e lutadoras sociais que dedicaram suas vidas por direitos, como Chico Mendes, Mariele Franco, Dorothy Stang e Malala. E a faixa branca carrega a marca do IF-RS e homenageia o berço da Filosofia e os livros como fonte de conhecimento.

“Decidimos colocar essas faixas no prédio para tornar visível para fora a luta que já está acontecendo aqui dentro do instituto em defesa das universidades e dos institutos federais. É um marco da nossa luta que prosseguirá com a mobilização desta quinta-feira que iniciará às 7 horas da manhã aqui no instituto”, disse Renata Becker.

Galeria de fotos

Fotos: Carol Ferraz/Sul21
Fotos: Carol Ferraz/Sul21
Fotos: Carol Ferraz/Sul21
Fotos: Carol Ferraz/Sul21
Fotos: Carol Ferraz/Sul21
Fotos: Carol Ferraz/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora