Cidades|z_Areazero
|
22 de junho de 2018
|
14:18

Toxoplasmose: Assembleia cobra presença de ministro da Saúde em Santa Maria

Por
Sul 21
[email protected]
Toxoplasmose: Assembleia cobra presença de ministro da Saúde em Santa Maria
Toxoplasmose: Assembleia cobra presença de ministro da Saúde em Santa Maria
Deputados Frederico Antunes, Valdeci Oliveira e Adilson Troca participam de audiência com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, secretários municipais e vereadores do município. (Foto: Divulgação/AL-RS)

Da Redação (*)

A Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que está acompanhando os problemas envolvendo o surto de toxoplasmose em Santa Maria, cobrou ontem (21), a presença de ministro da Saúde, Gilberto Occhi, no município para explicar suas declarações em entrevista à rádio Gaúcha. Nesta entrevista, concedida na manhã de quinta, Occhi disse que a origem do surto da doença seria uma contaminação na água.

“O ministro da Saúde tem o dever de vir a Santa Maria e prestar explicações sobre essa declaração, que é pouco responsável, e sobre o que o governo federal está fazendo  ou não para ajudar no combate ao surto em Santa Maria. Pelo que se sabe, ele (o ministro) virá a Porto Alegre na semana que vem. Não custa nada dar um pulo em Santa Maria. A água até pode ser a causa, mas para se afirmar categoricamente isso é preciso embasamento e explicações”, disse o deputado Valdeci Oliveira (PT), que coordena a Comissão da Assembleia.

Na reunião realizada com o Comitê de Crise, em Santa Maria, Valdeci e os deputados Adilson Troca (PSDB) e Frederico Antunes (PP) ouviram uma série de reclamações sobre a postura do governo federal. “Santa Maria não merece esse tipo de conduta. Qual método e qual investigação foi realizada? Somente o achismo não basta”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Liliane Duarte.

Em uma audiência realizada na Câmara de Vereadores, Valdeci e Troca foram recebidos por 18 vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Alexandre Vargas. Ficou definida a elaboração de uma moção de apelo ao ministro, que foi aprovada na sessão plenária realizada após a reunião com os deputados. “A Câmara Municipal está integrada a todo trabalho de enfrentamento à toxoplasmose. Nós, diariamente, recebemos, as cobranças e as preocupações da população sobre esse tema”, disse Alexandre.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa “de primeiro conhecer a realidade para depois fazer avaliações. “Foi correta, ética e responsável a postura da Assembleia, por meio da Comissão Externa “, disse aos deputados. Ao todo, a Comissão da Assembleia realizou cinco reuniões em Santa Maria na quinta-feira (21). Na próxima semana, novas atividades e ações serão definidas. O grupo tem até o dia 13 de julho para apresentar o relatório do trabalho, que tem de ser apreciado pelo plenário do Parlamento.

(*) Com informações da Assembleia Legislativa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora