Movimentos|z_Areazero
|
25 de setembro de 2016
|
18:22

Curta ‘Annoni – 30 anos de Marcos’ é selecionado para seu quarto festival no país

Por
Sul 21
[email protected]
O filme foi produzido em outubro de 2015 e lançado no dia 29 daquele mês, quando o assentamento da Fazenda Annoni completou 30 anos de conquista da terra. (Fotos: Divulgação)
O filme foi produzido em outubro de 2015 e lançado no dia 29 daquele mês, quando o assentamento da Fazenda Annoni completou 30 anos de conquista da terra. (Fotos: Divulgação)

 Da Redação

O curta-metragem “Annoni – 30 anos de Marcos”, produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul e pelo gabinete do deputado estadual Edegar Pretto (PT) foi selecionado para participar da mostra competitiva do 3º Festival de Cinema de Três Passos, que ocorre de 9 a 12 de novembro.

O festival de caráter educativo, competitivo e informativo exibe filmes com duração máxima de 20 minutos e possui mostras competitivas nas categorias: ficção, documentário, animação, experimental, temática ambiental, estrangeiro e infanto-juvenil, além de uma mostra não competitiva.

Esse é o quarto festival para o qual o filme sobre a história da fazenda Annoni é selecionado. O curta foi selecionado para ser exibido no Cine B, uma mostra itinerante de cinema nacional que ocorre na grande São Paulo, e no 16º CurtaSE, Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. Além disso, está competindo ao prêmio de melhor documentário em dois festivais: o 6º Cinecipó, Festival Socioambiental de Cinema, que ocorre em Belo Horizonte (MG) e no 3º Festival de Cinema de Três Passos.

O curta foi produzido em outubro de 2015 e lançado no dia 29 daquele mês, quando o assentamento da Fazenda Annoni completou 30 anos de conquista da terra, constituindo-se hoje em um dos maiores assentamentos do Rio Grande do Sul. O documentário fala sobre o início do MST, a vida e morte da militante Roseli Nunes, assassinada durante um protesto em 1987, e de seu filho Marcos Tiaraju, que acabou se formando em Medicina em Cuba e hoje trabalha em postos de saúde da rede municipal de Nova Santa Rita, município que possui quatro assentamentos do MST. A obra também mostra a realidade da Fazenda Annoni hoje, como um exemplo da reforma agrária que dá certo no nosso país, transformando latifúndio em terra produtiva de alimentos saudáveis.

Curta foi exibido no Cine B, uma mostra itinerante de cinema nacional que ocorre na grande São Paulo.
Curta foi exibido no Cine B, uma mostra itinerante de cinema nacional que ocorre na grande São Paulo.

“Annoni – 30 anos de Marcos” tem direção, edição e câmera de Thiago Köche, e roteiro de Catiana de Medeiros, Solange Engelmann e Thiago Köche, com músicas de Chico Buarque, Milton Nascimento, Teatro Mágico e Cantadores do Povo em sua trilha sonora.

Segundo o diretor, a seleção do filme para participar de festivais é importante para “levar Brasil afora a verdadeira identidade do MST e de sua luta, para as pessoas que tem um preconceito deturpado do movimento devido às informações parciais que as grandes empresas de comunicação levam para suas casas”. “O documentário é uma oportunidade da pessoa entrar num assentamento e ver de perto a verdadeira reforma agrária que dá certo, distribui renda, dá terra improdutiva para quem quer plantar, produz alimentos saudáveis e orgânicos e cuida melhor da nossa Mãe Terra”, diz Thiago Köche.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora