Últimas Notícias > Política > Areazero
|
5 de agosto de 2016
|
17:31

Vox Populi: Lula lidera 1º turno de 2018 em todos os cenários

Por
Sul 21
[email protected]
Vox Populi: Lula lidera 1º turno de 2018 em todos os cenários
Vox Populi: Lula lidera 1º turno de 2018 em todos os cenários
Ex-presidente Lula é favorito em pesquisas | Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Ex-presidente Lula é favorito em pesquisas, seguido por brancos e nulos | Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Da Redação*

Se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato mais votado no primeiro turno, conforme aponta pesquisa Carta Capital/Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (5). As simulações também incluem como candidatos Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC) – o que muda em cada uma delas é o representante do PSDB. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

No cenário com Aécio Neves como candidato, Lula aparece com 28% dos votos, seguido pelo tucano, com 18%. Na sequência estão Marina (15%), Ciro Gomes (6%) e Bolsonaro (7%). Brancos e nulos somam 20%, e outros 7% não sabem ou não responderam. Já quando se considera Geraldo Alckmin como representante do PSDB, Marina passa à frente do partido, com 18% diante de 11% do governador paulista. Bolsonaro mantém os 7% e Ciro Gomes aparece com 6%, enquanto brancos e nulos sobem para 21% e 8% afirmaram não saber ou não responderam.

Caso o escolhido fosse José Serra (PSDB), isso também não favorece os tucanos, e novamente o líder Lula (29%) enfrentaria Marina (19%) no segundo turno. Serra ficaria em terceiro, com 13% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). O índice de brancos e nulos se mantém semelhante aos anteriores (20%), e 7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em 97 municípios do País e também mediu o grau de rejeição e de simpatia aos partidos (PT, PSDB e PMDB). De acordo com o levantamento, 75% dos entrevistados afirmaram não ter simpatia por nenhum partido. O PT é, ao mesmo tempo, o que tem tem simpatia (12%, contra 4% do PSDB), e é também o mais rejeitado: 27% dos entrevistados afirmam recusar o PT.

*Com informações da Carta Capital


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora