Areazero
|
26 de agosto de 2016
|
17:45

Em primeira propaganda eleitoral, candidatos destacam necessidade de mudanças na Capital

Por
Sul 21
[email protected]

Débora Fogliatto

Os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre apareceram, nesta sexta-feira (26) pela primeira vez no horário eleitoral gratuito na TV. Todos os que tiveram tempo para expressar suas ideias — alguns, com poucos segundos, apenas conseguiram se apresentar — destacaram a necessidade de mudanças na cidade, inclusive o atual vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB), que teve o maior tempo de propaganda, com 3min50s. O tempo total do horário eleitoral foi de 10 minutos.

Foto: Alexandra Martins/Ag.Câmara
Marchezan Jr foi o primeiro a apresentar suas propostas | Foto: Alexandra Martins/Ag.Câmara

O cálculo do tempo a que cada candidato tem direito é feito pelo juiz eleitoral de cada município. Para a divisão do tempo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina o seguinte critério: 90% são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes do partido na Câmara dos Deputados — no caso de coligação para eleições majoritárias, é considerado o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem– ; os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.

IMG_20160824_111438243
Ostermann teve poucos segundos para expor suas propostas | Foto: Divulgação

O primeiro a apresentar suas propostas foi Nelson Marchezan (PSDB), que teve 1min54s. Caminhando por ruas de Porto Alegre, ele começa em frente ao Paço Municipal e depois aparece em vilas, falando com a população. “Vou fazer campanha com os mesmos princípios e valores, honrando valores que trouxe de família: coragem, honestidade, trabalho sério e valorizando as pessoas”, afirma. Ele diz, ainda, que “o mundo mudou” e Porto Alegre também precisa ver esse “novo tempo”, em que a Prefeitura não se omita em assuntos como segurança e educação. Seu jingle, que fala em “um novo tempo começar” e “fazer diferente”, também aparece na propaganda.

Foto: Guilherme Santos/Sul21
Luciana Genro teve 12 segundo na TV | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Em seguida, Luciana Genro (PSOL), com apenas 12 segundos, fala sobre ser a primeira colocada nas pesquisas divulgadas até agora e menciona que em seus 30 anos de vida pública “tem as mãos limpas”. Quem também teve pouco tempo foi Fábio Ostermann (PSL), que em sete segundos disse que “faz tempo que Porto Alegre vem tomando de 7 a 1 todos os dias”. Os outros três candidatos com tempo inferior a um minuto não apresentaram propaganda: João Carlos  Rodrigues (PMN), que teria 10 segundos, Júlio Flores (PSTU), que teria o menor tempo, 6 segundos, e Marcello Chiodo (PV), com 15 segundos.

Segundo Sebastião Melo, o decreto busca uma “maior utilização dos espaços públicos com boas regras de convivência”. (Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21)
Melo usou o tempo para contar sua história de vida | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

O programa de Melo começou com o depoimento de um trabalhador da Ceasa relatando sua rotina, para depois revelar que o próprio vice-prefeito trabalhou no local logo que se mudou para Porto Alegre. Grande parte da propaganda é usada para relatar a história de vida do candidato, nascido no interior de Goiás e que veio buscar uma vida melhor no Rio Grande do Sul. Em seguida, Melo aparece ao lado da sua candidata a vice, Juliana Brizola (PDT), apresentada como uma deputada “comprometida com a causa da educação integral”. Os dois destacam a necessidade da cidade avançar: “a cidade é como a nossa casa sempre tem melhorias para serem feitas”, diz Melo. Seu jingle também aparece, destacando que Melo é “gente como a  gente”.

Raul Pont apareceu em atos e caminhadas pela cidade | Foto: Joana Berwanger/Sul21
Raul Pont apareceu em atos e caminhadas pela cidade | Foto: Joana Berwanger/Sul21

Em seguida, é a vez de Raul Pont, que teve 1min30s de programa, o qual começou falando que “há muito tempo caminha pelas ruas de Porto Alegre” e observa que a cidade entristeceu, com falhas na segurança, saúde, serviços, “grandes obras que nunca terminam e pequenas obras que nunca começam”. As imagens mostram ele caminhando por locais da cidade e, depois, fragmentos de vídeos de Raul participando de atos e movimentos sociais, alguns deles ao lado de sua vice, Silvana Conti (PCdoB). “Está na hora da cidade voltar a ser feliz”, diz Raul, cujo slogan é “Porto Alegre-se”.

Lívia Stumpf
Maurício Dziedricki encerrou a primeira propaganda eleitoral dos candidatzos à Prefeitura | Foto: Lívia Stumpf

O último que apareceu no horário eleitoral foi Maurício Dziedricki (PTB), que teve o segundo maior tempo: 1min56s, e que foi praticamente todo usado para apresentar a trajetória do candidato. Colocado como “o jovem mais experiente”, um narrador conta a história do candidato de 37 anos, nascido em Curitiba que veio para Porto Alegre aos 3 anos, ingressou no PTB a partir de Sérgio Zambiasi e já foi vereador, deputado federal e secretário municipal e estadual, sempre destacando ter sido “o mais jovem” a ocupar alguns cargos. Mesmo apresentando o vasto currículo, Maurício termina dizendo “muito prazer” para a população.

Além do tempo nos programas eleitorais, os candidatos têm direito a inserções no rádio e na TV ao longo do dia, seguindo a mesma lógica de distribuição. Esta noite, a propaganda eleitoral na TV pode ser conferida entre 20h30 e 20h40.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora