Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
8 de julho de 2016
|
16:59

Apesar de denúncias de irregularidades, UFRGS confirma vitória de Rui Oppermann para reitor

Por
Luís Gomes
[email protected]
Apesar de denúncias de irregularidades, UFRGS confirma vitória de Rui Oppermann para reitor
Apesar de denúncias de irregularidades, UFRGS confirma vitória de Rui Oppermann para reitor
Homenagem aos 75 anos da Escola de Educação Física da UFRGS (ESEF). Na foto: Rui Vicente Oppermann, vice-reitor da UFRGS. Foto: Vicente Carcuchinski
Rui Vicente Oppermann, atual vice-reitor da UFRGS | Foto: Vicente Carcuchinski

Luís Eduardo Gomes

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) confirmou nesta sexta-feira (08) a eleição de Rui Vicente Oppermann para ser indicado como próximo reitor da instituição. A eleição, que ainda precisa ser ratificada pela Presidência da República, foi marcada por protestos do lado de fora da sede do Consun, por pedidos para que a eleição fosse adiada devido a denúncias de irregularidades e críticas ao fato de que Oppermann só venceu uma primeira eleição realizada entre professores, técnicos e estudantes, no dia 16 de junho, porque o peso dos primeiros é superior na contagem dos votos.

Transmitida ao vivo pelo site da UFRGS, a eleição foi precedida por um debate acalorado. Em diversas falas, professores, estudantes e técnicos-administrativos contrários à eleição do vice-reitor Rui Vicente Oppermann ponderaram que a análise de recursos de denúncias de irregularidades supostamente cometidas por um diretor da Faculdade de Medicina – ele teria enviado e-mail pedindo votos para Oppermann – não teriam sido devidamente apuradas pela comissão eleitoral e pela comissão de ética da consulta. Eles alegavam que a comissão de ética foi comunicada de um recurso com a denúncia e que teria um prazo de cinco dias para dar resposta, no qual a eleição não poderia ser realizada.

Por outro lado, representantes das duas comissões informaram na reunião que as denúncias foram sim devidamente apuradas e que ambas as comissões não constataram motivos suficientes para suspender a eleição desta sexta. Professores favoráveis à chapa 3, de Oppermann, também fizeram a defesa da regularidade da votação que dá 70% de peso para os votos dos professores, 15% para os estudantes e 15% para os técnicos.

Após a discussão, um grupo de conselheiros se retirou da sala em protesto, antes de realizar a votação.

Na votação para reitor, Rui Opperman (Chapa 3) recebeu 50 votos, Carlos Alberto Saraiva Gomes (Chapa 1) recebeu 3 votos e Sérgio Franco (chapa 2) recebeu 2. Na eleição para vice-reitor, Jane Tutikian (chapa 3) recebeu 50 votos, Laura Verrasto (chapa 1) recebeu 3 e Andreia Ribeiro (chapa 2) apenas 2.

O resultado da votação no Consun de votos serve para definir a ordem da lista tríplice que será encaminhada para a Presidência da República escolher o novo reitor. Tradicionalmente, o primeiro colocado da lista tem o nome ratificado pela presidência.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora