Últimas Notícias > Política > Areazero
|
23 de março de 2016
|
17:58

Tarso nega ter recebido doações ilegais da Odebrecht: ‘Todas as contribuições foram declaradas’

Por
Luís Gomes
[email protected]
Tarso nega ter recebido doações ilegais da Odebrecht: ‘Todas as contribuições foram declaradas’
Tarso nega ter recebido doações ilegais da Odebrecht: ‘Todas as contribuições foram declaradas’
"Uma das características do fascismo é a criação do seu próprio sistema de direito, através da ação, através do movimento, não importando o que dizem as leis, o que regem as normas, o que garante a Constituição política". (Foto: Guilherme Santos/Sul21)
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O ex-governador Tarso Genro (PT) utilizou sua conta no Twitter para negar que tenha recebido qualquer doação irregular de campanha da empresa Odebrecht após o nome dele ser citado em uma lista, divulgada nesta quarta-feira (23), que traria supostos repasses da empreiteira a mais de 200 políticos.

“Todas as contribuições dadas às campanhas que concorri foram legais, declaradas, e as contas aprovadas pelo TRE. Sem exceção”, afirmou Tarso. “Todas as minhas contas foram aprovadas pelo TRE, sem caixa 2, e sem qualquer relação clandestina, com qualquer pessoa física e jurídica”.

Tarso também afirmou que a divulgação foi feita de “forma deliberada, a confusão, para minimizar a evidência de contribuições ilegais a políticos, vestais do ‘impeachment'”. “Solidariedade aos que receberam doações legais, de todos os partidos, e estão sendo alvo de mais esta divulgação calhorda e sem critérios”, afirmou.

O ex-governador ainda afirmou que o caso ressalta a importância de se proibir o financiamento empresarial de campanha. “Vamos votar imediatamente a proibição de contribuição empresarial aos partidos e às campanhas! Aí os verdadeiros achacadores não querem”, disse.

Mais gaúchos citados 

A lista divulgada nesta quarta foi apreendida pela Polícia Federal na sede da Odebrecht durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, no dia 22 de fevereiro. Entre os mais de 200 nomes citados, pelo menos 45 seriam gaúchos.

Ao tomar conhecimento da que fora citado, o prefeito José Fortunati (PDT) interrompeu seu discurso na Federasul, no início da tarde desta quarta-feira, para negar qualquer irregularidade. Sem entrar em detalhes, o prefeito afirmou que “Odebrecht não tem e não está tendo nenhuma obra em Porto Alegre”. “Essa divulgação é irresponsável, como outras que estão acontecendo”, afirmou. Ele ainda afirmou que o Brasil vive um momento em que está ocorrendo um ataque à política, “como se todos estivessem no mesmo balaio”, e afirmou que Porto Alegre se destaca pela transparência e já foi reconhecida como cidade mais transparente do Estado pelo Tribunal de Contas do RS.

Também citada, Manuela D’Ávila utilizou sua conta no Twitter para comentar o assunto. “Pessoal, vi perguntas aqui sobre a doação da Odebrecht. Recebi de diversas empresas na eleição de 2012, era a forma de financiamento legal”, postou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora