Últimas Notícias > Política > Areazero
|
25 de fevereiro de 2016
|
18:47

Investigado na Zelotes, presidente da Gerdau se apresenta à polícia em São Paulo

Por
Sul 21
[email protected]
andre gerdau_rep
André Gerdau | Foto: Reprodução

Bruno Bocchini

Da Agência Brasil

O presidente da empresa Gerdau, André Gerdau, apresentou-se na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, no bairro da Lapa, por volta das 14h desta quinta-feira (25). Ele chegou acompanhado de um advogado. Nenhum deles quis se pronunciar.

Gerdau é investigado na 6ª fase da Operação Zelotes. Foi decretado mandado de condução coercitiva do empresário – quando a pessoa é levada à delegacia para prestar depoimento e, em seguida, é liberada.

A Zelotes investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. A suspeita é que o grupo Gerdau tenha atuado no Carf para evitar o pagamento de multas que chegam a R$ 1,5 bilhão.

A siderúrgica investigada tem operações industriais em 14 países e celebrou contratos com escritórios de advocacia e de consultoria, os quais, por meio de seus sócios, “agiram de maneira ilícita, manipulando o andamento, a distribuição e decisões do Carf, visando a obter provimento de seus recursos e cancelamento da cobrança de tributos em seus processos”, segundo a denúncia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora