Últimas Notícias > Política > Areazero
|
8 de maio de 2015
|
12:19

Giovani Feltes diz que está cansado da ‘patrulha ideológica e partidária’

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS

Da Redação 

A disputa para ver quem falaria primeiro à Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle chegou ao fim. Nesta quinta-feira (07), o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes compareceu à sessão para esclarecer os números da crise financeira do Rio Grande do Sul. Na última sessão, houve disputa entre a base aliada e oposição por conta do convite ao ex-titular da pasta no governo Tarso, Odir Tonolier. O ex-secretário é esperado na audiência da próxima segunda-feira (11).

A radiografia negativa das finanças do estado é, segundo o atual secretário da Fazenda, ‘necessária para buscar um consenso’. Giovani Feltes antecipou na audiência que a Lei de Diretrizes Orçamentárias vai chegar ainda este mês ao Legislativo e, assim como o Plano Plurianual e o Orçamento de 2016, irá refletir as dificuldades econômicas do estado. “É determinação do governador construir uma LDO real, sem maquiagem”, disse.

A presença do ex-deputado, e agora secretário da Fazenda, Giovani Feltes, atraiu mais de 25 deputados durante as quatro horas da audiência pública, realizada na Sala da Convergência. Na primeira parte, Feltes foi didático e obedeceu às lâminas que apresentaram “a realidade e as soluções para as finanças do Estado”, uma leitura histórica dos últimos 40 anos resumida em números oficiais. “Devemos mais de R$ 85 milhões”, disse o secretário aos ex-colegas de atividade parlamentar; em 44 anos o Estado gastou 37 vezes mais do que arrecadou, explicando que está “compartilhando a realidade para encontrar caminhos”.

Em busca do consenso parlamentar para as medidas fiscais que o governo em breve deverá encaminhar à Assembleia, o secretário do governo de José Ivo Sartori (PMDB) repetiu o diagnóstico dos números apresentados aos gaúchos na Caravana da Transparência: R$ 5,4 bilhões de déficit.“O fluxo de caixa é vermelho todos os dias”, afirmou.

Sem alternativas e com alfinetadas na oposição

Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS

Os deputados cobraram uma lista com os devedores, as desonerações ou concessões de incentivos fiscais. Feltes respondeu que tudo está no Portal da Transparência da Secretaria da Fazenda e alfinetou os parlamentares. “Quando vamos sair desse pepino com esse tipo de postura?”, falou.

A fala do secretário da Fazenda na audiência foi mais uma oportunidade de o governo estadual apresentar alternativas aos problemas financeiros repetidos desde o começo da gestão, o que não ocorreu. “Vamos propor alternativas, mas sem o clima necessário para o estado de emergência, quase nada se resolverá”. Ele confessou se incomodar com a ditadura do politicamente correto, “com a patrulha ideológica e partidária”, dizendo que “fazemos isso há 40 anos sem alcançar resultado”. Feltes encerrou a longa audiência apresentando um documento assinado pelo Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, de dezembro de 2014, denominado Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal, onde constam metas para 2014 e 2016, configurando um suposto favorecimento de contratos do governo federal com o Estado.

Com informações da Agência AL-RS

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora